Professores da UnB estão entre os 100 melhores pesquisadores em Ecologia do país
Levantamento foi publicado pela plataforma Research.com. A reitora da UnB, Márcia Abrahão, comemorou a marca nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Dois professores da Universidade de Brasília (UnB) estão entre os 100 melhores pesquisadores do país na área de Ecologia e Evolução. A classificação dos docentes Mercedes Bustamante e Guarino Colli, em 11º e 17º lugar, respectivamente, é referente ao levantamento de dados realizado pela plataforma Research.com, com publicações do ano de 2022.
O levantamento foi feito a partir das bases de dados OpenAlex e CrossRef. De acordo com a plataforma, o número de citações e publicações de cada pesquisador dentro de determinado tema serve para determinar o ranqueamento de cada um deles.
“Fiquei feliz porque tem dois pontos que se destacam. Por serem pesquisas sobre o Cerrado e por ser a primeira mulher que aparece na lista”, comemora a professora da UnB Mercedes Bustamante.
Para a docente, é importante ser reconhecida internacionalmente como uma mulher que produz ciência de um dos biomas mais negligenciados.
Dentre os conflitos mais presentes no Cerrado, estão os fundiários, de ordem de degradação ambiental, perda de biodiversidade e desmatamento. Ela relembra que o ecossistema é um dos que tem menos visibilidade internacionalmente, frente à Amazônia, e um dos que tem menos proteção em políticas públicas internamente.
Para ela, a classificação é fruto de um trabalho de anos. Foi um período da gente colocar artigos dentro das publicações internacionais, com assuntos como uso do solo e mudanças climáticas”, completa.
Para o professor Guarino Colli, o reconhecimento representa um destaque em âmbito nacional. “É o reconhecimento dos esforços de um grande número de alunos e profissionais ao longo de três décadas. Nossos estudos estão voltados principalmente para a ecologia e evolução dos répteis e anfíbios do Cerrado”, afirma em nota.
Coordenador do grupo de pesquisa “Herpetologia do Cerrado”, Colli acredita contribuir para o avanço do conhecimento nas disciplinas de Ecologia e Evolução. “O ranqueamento também ressalta o potencial das instituições brasileiras em promover avanços científicos em escala global”, finaliza.
A marca dos professores da UnB foi comemorada, nesse domingo (2/4), pela reitora Márcia Abrahão nas redes sociais, onde parabenizou os colegas.
Parabéns aos professores da UnB que constam entre os 100 melhores pesquisadores brasileiros na área de ecologia e evolução em 2022, Mercedes Bustamante e Guarino Colli, respectivamente na 11a. e 17a posições. https://t.co/5USCIdNwNE
— Márcia Abrahão Moura (@mamabrahao) April 2, 2023