metropoles.com

Professora do DF é premiada por programa de inclusão na pandemia

Cecília Rodrigues atende alunos com necessidades especiais há quatro anos e, por causa da Covid-19, criou um projeto de ensino remoto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagens cedidas ao Metrópoles
Cecília Rodrigues é professora do ensino especial
1 de 1 Cecília Rodrigues é professora do ensino especial - Foto: Imagens cedidas ao Metrópoles

Uma professora da educação precoce do Centro de Ensino Infantil 7, de Taguatinga, ganhou o prêmio de Iniciativas Inspiradoras de Professores da Educação Infantil. Cecília Rodrigues atende alunos com necessidades especiais há quatro anos e, na pandemia, criou um projeto voltado para a inclusão dessas crianças no sistema remoto.

“Nós priorizamos o vínculo com as famílias, mesmo distantes. Fizemos um planejamento para atender os pais e as crianças, de forma que garantíssemos o desenvolvimento dos nossos alunos”, contou Cecília.

Segundo a professora, as atividades desenvolvidas são simples, lúdicas, adaptadas aos materiais que a família tinha em casa e estimuladoras de experiências e vivências. A escola recebe alunos de 0 a 3 anos com necessidades especiais, e crianças em situação de vulnerabilidade. Os alunos são preparados para se adaptarem à educação infantil.

Veja fotos tiradas pela professora com alguns de seus alunos antes da pandemia: 

4 imagens
1 de 4

Imagens cedidas ao Metrópoles
2 de 4

Imagens cedidas ao Metrópoles
3 de 4

Imagens cedidas ao Metrópoles
4 de 4

Imagens cedidas ao Metrópoles

 

A premiação, promovida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Itaú Social, atingiu 100 professores que se destacaram pelo Brasil durante a pandemia. No total, mais de 700 práticas de todo o Brasil foram inscritas, contemplando 15 estados e o Distrito Federal.

Cecília foi a única docente do DF premiada.

Os professores ganhadores receberam R$ 1 mil. A justificativa do prêmio é o fechamento forçado, desde 2020, das unidades escolares, medida que desafiou pais/cuidadores e professores a se reorganizarem e assumirem o desafio de coordenar a aprendizagem das crianças de uma maneira até então impensada: a distância.

“Nosso objetivo foi trazer luz a iniciativas inspiradoras que fizeram a diferença para as crianças e as famílias na pandemia. É importante que a sociedade saiba o significado e a relevância da Educação Infantil por meio das histórias e práticas dos professores”, justifica a CEO Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz.

Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?