metropoles.com

Professora da UnB morre após complicações decorrentes da dengue

Natural do Rio de Janeiro, Luciana Miranda dava aulas de Administração Pública e Cooperativismo na UnB desde 2011. Ela morreu aos 55 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de uma mulher com óculos e cabelos pretos- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma mulher com óculos e cabelos pretos- Metrópoles - Foto: Reprodução

A professora do campus de Planaltina da Universidade de Brasília (UnB) Luciana de Oliveira Miranda (foto em destaque), 55 anos, morreu na última sexta-feira (1º/3), por complicações decorrentes de um quadro da dengue.

A informação foi divulgada pela Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ADUnB-S.Sind), nesta terça-feira (5/3).

Filha de Luciana, Renata Gomes detalhou que a mãe tinha uma doença autoimune, diagnosticada em outubro último e cujo tratamento ficou comprometido depois de a professora contrair a dengue, em dezembro.

Depois de ser internada, a docente precisou parar de tomar o imunossupressor receitado para controle da pneumonia por hipersensibilidade crônica que tinha. Contudo, isso “desencadeou um processo mais crítico” e acelerado, segundo Renata.

“A causa oficial de morte foi insuficiência respiratória. Ela era avaliada para entrar na lista para transplante de pulmão. Só que ficou muito fraca e não resistiu”, lamentou a filha. No atestado de óbito da educadora, que estava internada em um hospital de São Paulo antes de morrer, constam como causas insuficiência respiratória, pneumonite por hipersensibilidade e dengue.

Por meio de nota, a associação de docentes lamentou a morte de Luciana e destacou o legado deixado por ela na educação. “Neste momento de consternação, a ADUnB-S.Sind manifesta solidariedade à família e a todas as pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com Luciana Miranda”, ressaltou o texto.

Natural do Rio de Janeiro, a docente ministrava aulas na UnB sobre Administração Pública e Cooperativismo desde 2011, período em que se filiou à associação.

Luciana era bacharel em sociologia e política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em administração pública pela Fundação Getulio Vargas da cidade (FGV-RJ) e doutora em administração pela UnB.

A educadora também lecionou na Universidade Federal de Viçosa (UFV) por 12 anos e foi coordenadora do curso de administração por um biênio.

A missa de sétimo dia em memória de Luciana será nesta quinta-feira (7/3), às 18h30, na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 308 Sul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?