metropoles.com

Professora da UnB é eleita membro da Academia de Ciências dos EUA

Segundo a docente, eleição amplia a cooperação científica internacional e contribuiu para debates importantes de política científica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Audrey Luiza/Secom UnB
Professora UnB
1 de 1 Professora UnB - Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Com atuação de destaque na área de ecologia, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB) Mercedes Bustamante foi eleita membro da Academia de Ciências dos Estados Unidos.

“Sim, a eleição foi uma surpresa, mas que veio em um momento em que esse estímulo é muito necessário. A eleição abre possibilidade de ampliar a cooperação científica internacional e contribuir para debates importantes de política científica, relevantes para nossas instituições”, afirmou Mercedes, que também integra o seleto grupo da Academia Mundial de Ciências desde 2018 e é membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2014.

“Num momento tão crítico para nossa ciência e nossas universidades públicas, é um sinal da qualidade da pesquisa feita no Brasil e que reforça porque é preciso garantir seu fomento. Sem apoio continuado e estável, é muito difícil construir linhas de pesquisa com foco em estudos de longa duração. Tais estudos são essenciais quando avaliamos mudanças ambientais”, acrescentou a professora da UnB.

3 imagens
Plataforma foi desenvolvida há cerca de dois anos como ferramenta de estratégia de estudo para vestibular da UnB
Professora do IB, Mercedes Bustamante
1 de 3

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Plataforma foi desenvolvida há cerca de dois anos como ferramenta de estratégia de estudo para vestibular da UnB

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Professora do IB, Mercedes Bustamante

Audrey Luiza/Secom UnB

Todos os anos, há eleição de novos membros para a Academia Nacional de Ciências dos EUA (NAS) como reconhecimento às realizações distintas e contínuas em pesquisas originais. A associação é considerada uma das maiores honrarias que um cientista pode receber.

“Creio que um significado importante é o reconhecimento de um trabalho construído por um grande grupo de colaboradores, alunos em diferentes níveis e colegas, e ao longo de muitos anos. A ciência cresce com a cooperação e, em particular, a área de ecologia de ecossistemas, pois os estudos são de longo prazo e envolvem várias abordagens, como trabalho de campo, laboratório, modelagem. Assim, destaco o enorme privilégio que tive em aprender com todos esses colegas e trabalhos conjuntos”, ressaltou Mercedes, que apareceu entre os cientistas mais citados do mundo em 2020, segundo o site Web of Science.

Ela também foi reconhecida em 2018 com a Ordem Nacional do Mérito Científico, condecoração máxima do país a profissionais com contribuições relevantes à ciência. A previsão é de que a docente tome posse na reunião da Academia em abril de 2022.

Com informações da Secom UnB

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?