Professora aposentada da rede pública do DF morre aos 82 anos
De acordo com o Sindicato dos Professores, a educadora tinha histórico de militância na Central Única dos Trabalhadores (CUT)
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu, aos 82 anos, a professora da rede pública de ensino do Distrito Federal Neusa Maria Rodrigues. De acordo com o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), a educadora aposentada sofria de um câncer nas vias biliares.
A mulher estava internada no Hospital Santa Lúcia do Gama, mas não resistiu e faleceu na sexta-feira (12/11). O velório e o enterro da docente ocorreram no sábado (13/11), no Cemitério de Valparaíso de Goiás (Jardim Metropolitano).
De acordo com o sindicato, a trajetória da professora foi marcada pela militância na Central Única dos Trabalhadores (CUT).
“Lecionando em diversas escolas da rede pública, ela colocou em prática suas ideias, ideais e sonhos, sempre alicerçados pelo respeito ao(à) professor(a) e ao(à) orientador(a) educacional”, informou, em nota, o Sinpro.
Leia a íntegra da nota de pesar da entidade:
“É com grande tristeza e pesar que o Sinpro comunica o falecimento da professora Neusa Maria Rodrigues. Com um longo caminho na educação do Distrito Federal, a trajetória de Neusa se confunde entre o magistério público e a luta por uma educação pública de qualidade na capital federal.
Neusinha, como era carinhosamente conhecida, foi fundadora da CUT Nacional, sendo eleita membro suplente da direção nacional no Congresso de 1983. A educadora também teve forte participação e atuação na Central Única dos Trabalhadores (CUT), sendo a primeira professora do DF a compor a direção nacional e também a diretoria do Sinpro.
Lecionando em diversas escolas da rede pública, ela colocou em prática suas ideias, ideais e sonhos, sempre alicerçados pelo respeito ao(à) professor(a) e ao(à) orientador(a) educacional. As dificuldades e os problemas encontrados nunca foram motivos de desânimo para esta lutadora, que escreveu seu nome na história desta categoria.
O velório terá início às 14h deste sábado (13), na capela do templo 1, e o sepultamento às 15h, no Cemitério de Valparaíso de Goiás (Jardim Metropolitano).
O sindicato presta toda solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor.
Neusa Maria, Presente!”