Professor do DF cria programa de rádio para ajudar alunos em vestibular
Bernardo Verano foca em conteúdo voltado para estudantes que vão fazer o Enem e o PAS
atualizado
Compartilhar notícia
A educação é apenas um dos inúmeros pontos afetados pela pandemia do novo coronavírus. Com o avanço da doença, as aulas foram suspensas, o que atrapalhou principalmente estudantes que se preparam para disputar o vestibular.
Pensando em diminuir as desigualdades entre os jovens das escolas públicas e privadas, o professor Bernardo Verano, com 20 anos de experiência, já produzia um programa voltado à educação em uma rádio web no DF, desde 2018, e começou a utilizar o espaço para convidar professores e discutir temas ligados ao Enem e ao PAS/UnB.
Doutorando em educação pela Universidade de Coimbra, em Portugal, o professor já passou pelas maiores escolas do Distrito Federal. Decidido a empreender e montar um espaço de educação multiplataforma, Verano criou a BV Educação, onde o aluno pode ter acesso a conhecimentos de formas diferenciadas.
“Eu percebi que os alunos andavam bastante desmotivados com a maneira tradicional de ensino. Por isso, tento levar conteúdo interdisciplinar a quem está buscando informação”, conta.
Em formato de talk show, ele já convidou diversos professores para debater a Revolução de 1930, a Era Vargas, a pandemia da Covid-19 e diversos temas sociais.
“Quando se tem a oportunidade de debater um assunto com mais professores, o assunto se torna uma conversa riquíssima. Os alunos acabam prestando mais atenção”, finaliza.
Estudantes
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Distrito Federal, 117.039 mil alunos se inscreveram para o Enem neste ano.
É o caso da estudante Maria Eduarda Cardoso de Almeida Tavares, 17 anos, que confessou se sentir desanimada para estudar sozinha em casa. “No começo, eu estava animada. Achei que seria uma ótima oportunidade, mas depois de dois meses eu desanimei total”, revela.
Para auxiliar os estudantes, o programa BV Educação vai ao ar toda quinta, às 18h, ao vivo. O acesso é gratuito pelo YouTube da Rádio Federal e pelo aplicativo da rádio, disponível para Android e iOS. No formato de podcast, o acesso pode ser feito pelo site radiofederal.com.br e pelo canal BV Educação no Spotify.