Professor da UnB recebe prêmio nacional por destaque em inovação
Brenno Amaro, do Instituto de Química da Universidade de Brasília, atua em pesquisas com bioestimulantes e biofertilizantes
atualizado
Compartilhar notícia
Professor do Instituto de Química (IQ) da Universidade de Brasília, Brenno Amaro é o escolhido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) para receber o Prêmio SBQ de Inovação Fernando Galembeck. O docente atua em pesquisas de apelo social e econômico com bioestimulantes e biofertilizantes.
É a primeira vez que a UnB tem um representante indicado ao prêmio, que homenageia a capacidade inovadora e reconhece a atuação dos pesquisadores na ciência e tecnologia nacionais.
As pesquisas do professor são centradas na investigação de mecanismos de reações multicomponentes e aplicações biológicas de seus derivados.
“Esta premiação é um grande feito em termos pessoais e é ainda mais importante em termos institucionais. É o prestígio que traz para a UnB e para o IQ. É uma declaração para o mundo científico de que no Instituto de Química da UnB se faz inovação com grande qualidade”, afirmou Brenno.
Entre seus projetos de destaque, está a produção da arbolina, uma nanopartícula com efeito bioestimulante e biofertilizante que aumenta a produtividade nas lavouras. A tecnologia, assinada pelo docente, foi desenvolvida nos laboratórios da UnB e validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) .
A cerimônia de premiação ocorrerá em 24 de novembro, durante a 44ª Reunião Anual Virtual da SBQ, que será realizada de forma virtual entre 15 e 26 do mesmo mês.