metropoles.com

Professor da rede pública vai palestrar na Áustria sobre baobás do DF

Festival na Áustria, com tema “O Brasil do amanhã”, vai ouvir professor sobre projeto que mistura tecnologia, ecologia e ancestralidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aquivo pessoal
Professor de camisa social em frente à árvore da espécie baobá
1 de 1 Professor de camisa social em frente à árvore da espécie baobá - Foto: Aquivo pessoal

Um professor da rede pública do Distrito Federal se prepara para palestrar em evento na Áustria sobre um projeto que mistura tecnologia, ecologia e ancestralidade em Brasília. André Lúcio Bento (foto em destaque) é um dos convidados para o 11⁰ Festival Cultural do Brasil, que começa dia 17 de setembro, no Museu Etnográfico de Viena (Weltmuseum Wien).

Professor da Secretaria de Educação há 30 anos e atualmente na Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga, André desenvolveu um projeto no DF que cataloga baobás, árvores que carregam profundos significados, e promove interações educativas com estudantes nos lugares onde elas estão plantadas. Essas ações serão levadas até o evento da Áustria, que tem como tema “O Brasil do amanhã”.

O primeiro dos vários simbolismos do baobá é a resistência. A árvore é de uma espécie africana, e chegou ao país quando escravos trouxeram, escondidas, sementes para a região, na diáspora negra. Sagrado para algumas religiões, o baobá ainda representa a conexão entre o mundo material e imaterial, sendo considerada a árvore da vida.

“Quando um evento cultural na Europa reconhece a importância de um projeto de catalogação dos baobás de Brasília, percebo que isso se constitui numa oportunidade de levar um diálogo, no plano internacional, sobre a África, nossa herança africana e sobre educação antirracista para um público ampliado”, diz André Lúcio.

Professor em frente à árvore dando palestra para alunos, sentados na grama
Atividades com estudantes fazem parte do projeto

O professor criou ferramentas on-line que mostram onde estão os baobás de Brasília (veja abaixo). Atualmente, são mais de 75 espalhados pela capital. O projeto do pedagogo também conta com visitas de alunos de escolas públicas e universidades nesses pontos registrados, oportunidade em que os estudantes têm contato com a história ancestral da árvore e da cultura africana.

Atividades

A palestra “Os Baobás de Brasília: Ancestralidade Africana na Capital do Brasil” (Die “Baobás” aus Brasília: Afrikanische Abstammung in der Hauptstadt von Brasilien), de André, acontece no mesmo dia em que o evento promove diálogos com Marcus Vinícius Azevedo de Mesquita, pesquisador sobre cinema negro LGBTQIA+, Edileuza Penha, professora da Universidade de Brasília (UnB), e outros estudiosos brasileiros.

“Representar Brasília neste Festival será uma experiência muito simbólica e importante, uma vez que vivemos na capital do país com a maior população negra fora da África. E os baobás são árvores muito importantes em termos culturais, sociais, religiosos e materiais para os povos tradicionais africanos”, enfatiza André.

O projeto de catalogação dos baobás de Brasília teve início em 2019, com o plantio de duas mudas da árvore na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação. “Esse plantio teve como justificativa o que estabelece o Currículo em Movimento da rede pública do Distrito Federal, especialmente no que diz respeito ao eixo da diversidade”, comenta ele.

Atualmente, o professor está produzindo um relatório de catalogação dos baobás, documento base para solicitar ao Governo do Distrito Federal o tombamento dessa espécie como patrimônio cultural de Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?