Procon fiscaliza tabela de preços em postos de combustível do DF
Decreto federal determinou a divulgação de placas com a composição dos preços, separando inclusive o peso dos impostos nos combustíveis
atualizado
Compartilhar notícia
Na intenção de garantir o direito do consumidor de conhecer a composição dos preços dos combustíveis no DF, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) deflagrou uma ação de fiscalização nos postos da capital federal, nesta segunda-feira (11/7).
A operação conta com sete equipes do Procon-DF, duas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e quatro da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Segundo o Procon-DF, a proposta é fiscalizar postos no Plano Piloto, Águas Claras, Sobradinho, Núcleo Bandeirante, Ceilândia e Guará.
A ação verifica o cumprimento do decreto federal Nº 11.121, de 6 de julho de 2022. A norma determina o detalhamento na composição dos preços nas bombas.
O Sindicato dos Combustíveis do DF (Sindicombustíveis-DF) divulgou circular detalhando as medidas para o cumprimento do decreto.
Placa redução preço combustíveis by Metropoles on Scribd
Para o presidente do sindicato, Paulo Tavares, a placa é desnecessária. “Porque se houver aumento nas refinarias e a Petrobras fizer novos reajustes isso poderá, sim, ter preços maiores”, argumentou.
“Os preços são livres e o mercado já vem transferidos as baixas para o consumidor. Não há como jogar agora a conta para o revendedor e não há também como obrigar o revendedor a ter essa placa”, completou.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.