Primeiro parque com acessibilidade abre as portas ao público do DF
Pessoas com deficiência ou não terão acesso às atividades educativas, esportivas e culturais no Parque Ecológico do Lago Norte
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro parque voltado para acessibilidade do país estará de portas abertas a partir deste sábado (22/5), no Parque Ecológico do Lago Norte. Durante os últimos meses, o espaço foi adaptado e contará com uma série de atividades gratuitas para pessoas com deficiência.
As atividades fazem parte do projeto coordenado pela Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) e seguirão, diariamente, até o dia 14 de junho. O agendamento prévio deve ser realizado por meio do site da instituição.
A programação conta com aulas de canoagem, de stand up paddle, de yoga, de tiro com arco e de tênis de mesa. A expectativa é de beneficiar cerca de 2 mil pessoas – com deficiência ou não – por meio dos eixos de esporte e lazer, de uma forma educativa, acessível e social.
“Entendemos que toda pessoa com deficiência – física, intelectual, visual ou auditiva – deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada. Nosso projeto propõe o acolhimento, atividades gratuitas para reabilitação e inclusão social de pessoas com ou sem deficiência, visando o acesso ao esporte e ao lazer, minimizando os impactos causados por diferentes condições”, afirma a presidente da UNA e paratleta da Seleção Brasileira de Paracanoagem, Andréa Pontes.
Participação do público
Para proporcionar um ambiente de fala e escuta, reflexão e suporte, profissionais de saúde estarão à disposição para promover encontros semanais com acolhimento psicológico para os familiares e amigos das pessoas com deficiência.
Ainda como parte da experiência, o público vai contribuir com a criação de uma horta comunitária acessível. A ideia é realizar reflexões sobre o uso racional da terra, da água e do alimento, dinamizando o local e proporcionando descobertas e aprendizados múltiplos.
“O IBRAM cedeu o Parque Ecológico do Lago Norte a UNA para desenvolver suas atividades e nosso objetivo é que o parque se torne totalmente acessível até 2022”, afirma a Superintendente de Parque do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rejane Pieratti.
Agendamento
Os interessados deverão preencher cadastro no site e realizar inscrição assinalando a atividade desejada, o dia e o horário. Todas as vagas são destinadas às pessoas com deficiência. As vagas remanescentes poderão ser utilizadas por pessoas sem deficiência.
O espaço é composto por containers com pisos adaptados, rampas, sinalização em braille e piso tátil. Além disso, o Ibram está realizando obras de acessibilidade no parque.
Prevenção
Seguindo as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial da Saúde no combate à pandemia da Covid-19, as atividades seguirão as recomendações das autoridades sanitárias, dentre elas: o uso obrigatório e contínuo de máscaras; medição de temperatura; instalação de dispenser de álcool gel 70% em pontos estratégicos; o distanciamento de dois metros e a higienização das instalações após cada atividade.
Também serão disponibilizadas máscaras descartáveis e o monitoramento ativo das pessoas em circulação.