metropoles.com

Primeiro dia de aplicação da Pfizer Baby no DF começa sem filas

Aplicação de vacinas destinadas a crianças sem comorbidades e com idades de 6 meses a 5 anos incompletos começou nesta 4ª feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nathália Cardim/ Metrópoles
Mãe com uma criança no colo e outro ao lado
1 de 1 Mãe com uma criança no colo e outro ao lado - Foto: Nathália Cardim/ Metrópoles

O Distrito Federal ampliou o público contemplado nas ações de vacinação infantil contra a Covid-19 e iniciou a imunização de crianças sem comorbidades com a Pfizer Baby. Os alvos da campanha são meninos e meninas com idades de 6 meses a 5 anos incompletos.

Na manhã desta quarta-feira (28/12), o Metrópoles visitou algumas das unidades básicas de Saúde (UBSs) do DF, para acompanhar o começo da imunização de crianças. A reportagem constatou uma baixa procura, inicialmente.

Asa Sul

Por volta das 9h30, a UBS 1 da Asa Sul não tinha filas com crianças à espera para tomar a primeira dose da vacina. Mãe de Júlia Arrantes, 1 ano, a secretária Maria Cristina Arrantes, 33, levou a filha para se imunizar  e encontrou a unidade de saúde praticamente vazia.

“Acho que muita gente não está sabendo que começou a imunização das crianças pequenas. A Júlia chorou. Não gostou muito. Mas, como mãe, eu me sinto aliviada. Ela era a única da família que faltava vacinar”, comentou a secretária.

Cruzeiro

Às 10h20, o cenário na UBS 1 do Cruzeiro também era de tranquilidade. João, 3, chegou acompanhado do irmão mais velho, Pedro, 8, e da mãe, a enfermeira Paula Juliene Gomes da Silva, 37, para receber a primeira dose.

“O João foi forte. Não chorou. A mão da enfermeira que aplicou a vacina nele era muito leve. Foi especial”, contou Paula. “Trabalho no HMIB [Hospital Materno Infantil de Brasília] e recebo muitas crianças positivadas com a doença. Tenho receio de trazer para minha casa. O único que não era protegido era ele [o João]. Eu podia infectá-lo. Agora, estou com o coração mais calmo. Feliz por ter toda a família vacinada”, acrescentou.

Guará

No Guará 1, embora houvesse uma pequena fila na entrada da UBS 1, por volta das 11h30, a movimentação ocorreu de maneira organizada. Mãe de três crianças, Juliana Lima Barros, 35, levou a filha mais nova, Manuela, 2, para se vacinar.

“O Yuri tem 4 anos e está tomando a segunda dose. A Laura, de 6, também se vacinou. A Manu chorou um pouco, mas o importante é a segurança que a vacina traz. Estávamos ansiosos aguardando a faixa etária dela. Temos uma idosa de 96 anos em casa. Queríamos fazer isso o mais rápido possível. É gratificante”, disse Juliana.

Orientação

A vacina está liberada pelo Ministério da Saúde, com recomendação divulgada em nota técnica no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI) assinada em 23 de dezembro.

Até então, o governo federal havia distribuído as primeiras doses apenas para as crianças de até 3 anos incompletos com comorbidades.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que o esquema vacinal dessas crianças deverá ter três doses, com intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda e de oito semanas da segunda para a terceira. Os pontos de imunização estão disponíveis no site da pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?