Primeiras escrituras do Mansões Colorado serão entregues nesta quinta-feira (10/3)
Localizado no Grande Colorado, este é o segundo condomínio a ser regularizado pela Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) na região
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 370 famílias, moradoras do Condomínio Mansões Colorado, vão receber as escrituras das casas onde moram. Os primeiros documentos serão entregues nesta quinta-feira (10/3), às 10h, pela Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), proprietária e responsável pelo processo da regularização da área. O condomínio, localizado no Setor Habitacional Grande Colorado, próximo a Sobradinho (DF), tem mais de 25 anos e aguardava pelo fim do impasse com os moradores.
Proprietária de grande parte das áreas da antiga Fazenda Paranoazinho, a UPSA conseguiu encontrar uma solução jurídica para o espaço depois de ampla negociação. Agora, os moradores passam a ser os proprietários legítimos dos lotes onde já vivem. “É uma mudança muito significativa, é o reenquadramento na linguagem urbanística e fundiária. Os moradores terão condições de tirar o habite-se das construções, que possibilita, por exemplo, vender o imóvel pelo sistema de financiamento”, afirmou o diretor-presidente da Urbanizadora Paranoazinho, Ricardo Birmann.
A antiga fazenda tem 54 condomínios irregulares, distribuídos em três setores habitacionais (Grande Colorado, Boa Vista e Contagem). São cerca de sete mil lotes e 30 mil moradores. No Grande Colorado, os parcelamentos Bela Vista e Lago Azul estão em terras da União.
Promessa de melhorias
Com a regularização estão previstas ainda melhorias como um sistema de drenagem pluvial, o pagamento de compensações ambientais e florestais, disponibilidade de áreas para escolas, postos de saúde e equipamentos públicos em geral. “Existe um empenho de todos os governos para regularizar, mas não existia um entendimento de como fazer isso. Estamos empenhados no processo há oito anos e conseguimos agora”, completou Birmann.
A UPSA é dona da área na região Colorado/Sobradinho onde foram construídos mais de 50 condomínios de forma irregular. Desde 2008, começou o trabalho para a regularização. O primeiro condomínio da área a ser regularizado foi o Vivendas Friburgo, com 234 famílias. A maioria recebeu a escritura definitiva do lote.