Primeira edição do Prêmio Engenho Mulher será realizada em 4 de abril
Uma comissão de cinco mulheres selecionou duas personalidades femininas para serem premiadas. Evento será em 4 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
No próximo mês, a Engenho Comunicação, responsável pelo tradicional Prêmio Engenho de Comunicação, vai realizar a primeira edição do Prêmio Engenho Mulher. A cerimônia, a ser realizada em um espaço de eventos do Distrito Federal, está marcada para 4 de abril.
Cada edição do prêmio vai contar com uma comissão julgadora formada por cinco mulheres. Elas serão responsáveis por selecionar até três personalidades femininas para serem homenageadas.
Este ano, a comissão julgadora foi formada por Priscilla Borges, diretora-executiva do Metrópoles; Basília Rodrigues, analista da CNN Brasil; Denise Rotenburg, colunista do Correio Braziliense; Neila Medeiros, apresentadora da TV Record; e Ana Lúcia Rodrigues, consultora de empreendedorismo feminino do Sebrae Nacional.
As vencedoras desta primeira edição são: a deputada distrital Jane Klébia (Agir) e a médica oncologista Isis Magalhães. (Veja o perfil de cada uma no pé da matéria).
A cerimônia de entrega do primeiro Prêmio Engenho Mulher vai acontecer na próxima terça-feira, dia 4 de abril, às 16h30, no Espaço de Eventos Renata La Porta. Além da solenidade de reconhecimento às duas vencedoras, haverá uma roda de conversa entre as mulheres para debater os desafios femininos e o combate à misoginia.
“Essa ideia surgiu em 2019, quando iniciaram detratações sistemáticas às mulheres em nosso país. Organizamos o projeto para começar em 2020. Convidamos as juradas, que fizeram suas escolhas. Daí veio a pandemia. Estamos agora, em 2023, dando continuidade a essa iniciativa, que me dá uma imensa satisfação”, conta a realizadora do Prêmio Engenho, Kátia Cubel, que também é diretora da Engenho Comunicação.
Perfil das vencedoras
Dra. Isis Magalhães – Oncologista e hematologista, é diretora clínica e fundadora do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar. Dedica sua trajetória profissional a tratar crianças acometidas de doenças oncológicas e a ampliar o acesso à saúde e aos tratamentos de ponta para a infância em todas as classes sociais. É referência da ciência no Brasil perante a comunidade mundial.
Dra. Jane Klébia – Delegada da Polícia Civil do Distrito Federal que atua no combate à violência contra a mulher e na defesa de garantia aos direitos femininos. Após ser escolhida vencedora pelas juradas, foi eleita deputada distrital, em 2022. Na atividade parlamentar, assumiu a liderança no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher na CLDF.