metropoles.com

Primavera no DF tem calor e previsão de chuva. Saiba quando vai chover

DF completa, nesta segunda-feira (23/9), 153 dias sem chuvas. Com chegada da primavera, expectativa é de chuva nos primeiros dias de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)
Foto colorida de ipês-brancos floridos em paisagem de brasília df
1 de 1 Foto colorida de ipês-brancos floridos em paisagem de brasília df - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

primavera teve início às 9h44 desse domingo (22/9) e se estende até o dia 21 de dezembro, quando começa o verão. Tradicionalmente, a nova estação chega ao Distrito Federal trazendo chuva e aumento da temperatura, com a quebra de recordes.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no primeiro dia desta estação, os termômetros chegaram a registrar 35 ºC. Até o momento, o órgão não identificou qualquer sinal de chuva por ora. A expectativa é que as precipitações cheguem ao solo brasiliense entre os últimos dias de setembro, com pancadas isoladas, e os primeiros de outubro.

Nesta segunda-feira (23/9), a capital da República completa 153 dias sem chuva. Assim, o ano de 2024 se aproxima do recorde de estiagem — registrado em 1963, quando Brasília ficou 163 dias sem chuvas.

De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, as chuvas mais consistentes são esperadas somente para a segunda quinzena de outubro. “O início da primavera marca a transição da época mais seca, do inverno, para a mais chuvosa, no verão. Ao longo dos dias vamos percebendo uma regularidade maior das chuvas com temperaturas mais amenas”, explicou o especialista.

Alerta de baixa umidade

Nesta segunda, o DF está sob alerta amarelo – que aponta para risco mais baixo de incêndios florestais e à saúde, com umidade relativa do ar entre 20% e 30%.

A mínima registrada foi de 17ºC, e a máxima pode atingir 35°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 15%.

La Niña

O fenômeno La Niña consiste no resfriamento natural das águas do oceano Pacífico, com 71% de chance de ocorrer entre setembro e novembro de 2024, e deve retornar entre janeiro e março de 2025, segundo o Centro de Previsão Climática NCEP/NWS.

Como consequência do La Niña na primavera, tradicionalmente é prevista redução das chuvas na Região Sul do país e aumento das águas nas regiões Norte e Nordeste.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?