metropoles.com

Prestes a completar 8 anos, 1 mil ônibus podem parar de rodar no DF

CLDF aprovou nesta terça-feira (22/2) novo prazo para que empresas consigam renovar a frota

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ônibus na Rodoviária do Plano Piloto
1 de 1 Ônibus na Rodoviária do Plano Piloto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (22/2), um Projeto de Decreto Legislativo que dá às empresas de ônibus mais 180 dias para concluir a renovação da frota. Atualmente, são 1.106 coletivos, de um total de 2,8 mil, que podem ser impedidos de circular por já terem atingido o limite máximo de vida útil, normatizado em sete anos.

Esta é a segunda vez desde 2021 que o prazo é estendido. Na justificativa, os autores do novo decreto, deputados Chico Vigilante (PT) e Rafael Prudente (MBD), destacaram que donos das viações que circulam no DF alegaram que fabricantes estão pedindo prazos muito longos, o que não possibilitaria ter tudo renovado até o fim deste mês.

Segundo dados da Secretaria de Mobilidade (Semob), a Expresso São José tem 436 dos 576 ônibus vencendo o limite de circulação. Já a Viação Marechal está com 356 dos 520 coletivos nesta situação. Por fim, a Urbi precisa trocar 314 dos 464 veículos.

Juntamente da concessão de novo prazo de 180 dias, a CLDF pediu, em dois meses, que o GDF comprove ter sido cumprida a promessa de contratar a renovação da frota. Na votação, diversos parlamentares demonstraram descontentamento com o serviço prestado pelas empresas e foi dito que esta seria a última renovação de prazo.

O que diz a Semob

Procurada, a Semob informou que os prazos de renovação da frota “são previstos nos contratos de concessão e fiscalizados pela Semob por meio de vistoria nos veículos”. Segundo a pasta, “a frota de ônibus do DF é de 2.800 veículos e mais de 60% foram renovados. Faltam renovar 1.106 veículos. Duas empresas renovaram 100% da frota. Assim, os usuários do transporte público coletivo de 18 cidades do DF contam com frota de ônibus 100% renovada”.

Por fim, a secretaria disse que “as empresas se comprometeram a renovar suas frotas no prazo de até 180 dias. A Semob continuará fiscalizando e cobrando o devido cumprimento do acordo feito pelas empresas”.

A Urbi Mobilidade informou que dos 322 veículos, foram adquiridos 55 do tipo básico para a renovação da frota até o momento, sendo autorizada a aquisição e substituição dos pendentes, os quais são de conhecimento da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal”.

A empresa disse ainda que, “na existência de considerável abalo financeiro não somente nesta Concessionária mas também nas demais operadoras, o compromisso firmado com o órgão gestor na conclusão da entrega dos veículos e regular substituição da frota será cumprido conforme novo cronograma acordado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?