Preso passa mal na Papuda, é levado a hospital e morre de meningite
Doença que matou preso da Papuda em dezembro é transmitida pelo ar, ingestão de água e alimentos contaminados
atualizado
Compartilhar notícia
Lucas Domingos Batista, de 29 anos, morreu em decorrência de uma meningite no Hospital de Santa Maria no dia 14 de dezembro de 2023. Ele cumpria pena na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II), no Complexo Penitenciário da Papuda, desde 2017.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) confirmou a morte na noite desta quinta-feira (18/1). O Metrópoles teve acesso ao documento que atesta meningite e sepse como as causas do óbito.
Anteriormente, o preso chegou a solicitar prisão domiciliar por conta de outros problemas de saúde. No entanto, o pedido foi indeferido pela Justiça.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. De acordo com o Ministério da Saúde, é causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.
Veja o atestado de óbito que confirma a causa da morte:
Transmissão
Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre transmissão através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.