metropoles.com

Preso hacker suspeito de vender programa para roubar dados bancários

O alvo da ação, preso na cidade de Juiz de Fora (MG), havia criado páginas no YouTube para mostrar como o software funcionava

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
person is giving money to computer hacker to decrypt files,
1 de 1 person is giving money to computer hacker to decrypt files, - Foto: null

Investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes Virtuais (DRCC) deflagraram operação, nesta segunda-feira (22/07/2019), para prender um hacker especializado no desenvolvimento de softwares usados para capturar dados bancários.

Segundo a Polícia Civil, o programa feito por Ramon Moraes da Silva, 19 anos, tinha capacidade de infectar modens e roteadores – o que possibilitava a captura de senhas de usuários que usam o internet banking. O alvo da ação, preso na cidade de Juiz de Fora (MG), havia criado páginas no YouTube para mostrar como o programa funcionava e, assim, vendê-lo para quem tinha interesse em cometer fraudes bancárias.

De acordo com as investigações, a DRCC tomou conhecimento sobre o crime ainda em 2017, por meio do chamado malware – nome dado aos programas que infectam sistemas e possibilitam crimes virtuais –, e deu início às apurações.

Com o programa em pleno funcionamento, os autores tinham facilidade para subtrair valores depositados em contas bancárias. O objetivo do vídeo divulgado no YouTube seria comercializar o malware denominado KL DNS. Até a polícia identificar e prender o hacker criador do método fraudulento, o vídeo sobre a utilização do software já havia sido visualizado 13.672 vezes.

Policiais da DRCC seguem à procura de outros criminosos que estariam adquirindo o programa para cometer crimes de fraude bancária. Com base no monitoramento feito contra o hacker, os agentes identificaram que ele trocava informações relacionadas a esse ilícito com outros investigados, cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?