Presidente do TJDFT recebe título de Cidadão Honorário de Brasília
Com a presença de diversas autoridades do Judiciário local e de outros Poderes o desembargador do TJDFT recebeu inúmeras homenagens
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o desembargador Cruz Macedo, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (10/4) na Câmara Legislativa (CLDF).
Durante a cerimônia, o deputado e presidente da CLDF Wellington Luiz (MDB), autor da iniciativa, disse que a entrega do título não pode ser banalizada, e que “Brasília se engrandece com nomes como o do desembargador entre seus cidadãos”.
Após receber das mãos do presidente da CLDF o título, Cruz Macedo disse estar honrado com a homenagem, externou o amor por Brasília e falou sobre o papel fundamental que a família exerceu e exerce em sua vida.
“Aprendi com meus pais que a melhor maneira de vencer na vida é ter fé, ser correto, estudar, trabalhar muito, ter coragem de enfrentar qualquer dificuldade e não desistir. Com esse objetivo vim para Brasília e posso garantir que aqui sou muito feliz”, afirmou o presidente.
O desembargador fez uma homenagem ao Poder Judiciário do DF e ressaltou a importância do compromisso de proteger a democracia. “Continuo muito interessado no direito, julgando, trabalhando, estudando, sempre buscando a Justiça, inconformado com as injustiças e as desigualdades. Continuo ouvindo boa música, torcendo pelo glorioso Botafogo, gostando das coisas do campo, acreditando em um Brasil mais justo, mais igual e mais feliz. E sigo apaixonado pela Mônica e encantado por Brasília”, finalizou.
Homenagens
Com a presença de diversas autoridades do Judiciário local e de outros Poderes, além de familiares e amigos, o desembargador recebeu inúmeras homenagens.
O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, afirmou ter tido a honra de ter compartilhado seu período como chefe do MP com o Desembargador, com quem enfrentou diversos problemas, em que ambas as instituições tiveram que se ajudar mutuamente para atender o interesse público.
Já o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE/DF), desembargador Roberval Belinati, ressaltou a história de vida do Presidente do TJDFT, que, nas palavras do Desembargador, “sempre chamou atenção no tribunal pela qualidade de seu trabalho, segurança na prestação jurisdicional e vocação para a magistratura”.
O Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Artur Vidigal, amigo pessoal de Cruz Macedo desde os tempos de faculdade, disse estar “extremamente feliz e emocionado por ver essa homenagem a um homem público que fez tanto por essa cidade, e, agora, ter o reconhecimento dessa Casa, que é do povo”.
Em uma quebra do protocolo da solenidade, Wellington Luiz concedeu a palavra para a esposa do desembargador Cruz Macedo, Mônica Macedo. Ela falou sobre o orgulho com a trajetória do marido, que serviu à sociedade de Brasília por diversas vezes. “Quando fiquei sabendo dessa homenagem pela Câmara, meu coração se encheu de alegria. É um justo reconhecimento pela pessoa que ele representa”.
Em seguida, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, exaltou a forma leal como o desembargador lida com tudo e sua total dedicação ao Tribunal de Justiça do DF. “O senhor chegou ao mais alto cargo do TJDFT semeando paz, carinho, amor e respeito. E, hoje, a nossa cidade fica mais importante por ter o senhor como cidadão honorário”, disse.
Outras presenças
Estiveram presentes na cerimônia os Juízes Auxiliares da Presidência Luis Martius Júnior e Caio Brucoli, os Desembargadores do TJDFT Maria de Lourdes Abreu, Mario-Zam, Héctor Valverde, José Firmo e Sérgio Rocha (2º Vice-Presidente da Corte, familiares do Desembargador Cruz Macedo, amigos e servidores do Tribunal, além do Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Ministra Vera Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A mesa de autoridades, além de todos que discursaram, foi composta também pelo Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Procurador Especial do Idoso, Deputado Chico Vigilante.