metropoles.com

Presidente do TJDFT recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Com a presença de diversas autoridades do Judiciário local e de outros Poderes o desembargador do TJDFT recebeu inúmeras homenagens

atualizado

Compartilhar notícia

Dimmy Falcão
tjdft-cidadão-1
1 de 1 tjdft-cidadão-1 - Foto: Dimmy Falcão

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o desembargador Cruz Macedo, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (10/4) na Câmara Legislativa (CLDF).

Durante a cerimônia, o deputado e presidente da CLDF Wellington Luiz (MDB), autor da iniciativa, disse que a entrega do título não pode ser banalizada, e que “Brasília se engrandece com nomes como o do desembargador entre seus cidadãos”.

Após receber das mãos do presidente da CLDF o título, Cruz Macedo disse estar honrado com a homenagem, externou o amor por Brasília e falou sobre o papel fundamental que a família exerceu e exerce em sua vida.

“Aprendi com meus pais que a melhor maneira de vencer na vida é ter fé, ser correto, estudar, trabalhar muito, ter coragem de enfrentar qualquer dificuldade e não desistir.  Com esse objetivo vim para Brasília e posso garantir que aqui sou muito feliz”, afirmou o presidente.

O desembargador fez uma homenagem ao Poder Judiciário do DF e ressaltou a importância do compromisso de proteger a democracia.  “Continuo muito interessado no direito, julgando, trabalhando, estudando, sempre buscando a Justiça, inconformado com as injustiças e as desigualdades. Continuo ouvindo boa música, torcendo pelo glorioso Botafogo, gostando das coisas do campo, acreditando em um Brasil mais justo, mais igual e mais feliz. E sigo apaixonado pela Mônica e encantado por Brasília”, finalizou.

Homenagens

Com a presença de diversas autoridades do Judiciário local e de outros Poderes, além de familiares e amigos, o desembargador recebeu inúmeras homenagens.

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, afirmou ter tido a honra de ter compartilhado seu período como chefe do MP com o Desembargador, com quem enfrentou diversos problemas, em que ambas as instituições tiveram que se ajudar mutuamente para  atender o interesse público.

5 imagens
Cruz Macedo recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília
Com a presença de diversas autoridades do Judiciário local e de outros Poderes, além de familiares e amigos, o desembargador recebeu inúmeras homenagens
Após receber das mãos do Presidente da CLDF o referido título, o Presidente Cruz Macedo realizou seu discurso de agradecimento
“Tenho muitíssimo a agradecer a Brasília”, disse o Presidente do TJDFT
1 de 5

Cerimônia ocorreu no plenário da CLDF

Dimmy Falcão/TJDFT
2 de 5

Cruz Macedo recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília

Dimmy Falcão/TJDFT
3 de 5

Com a presença de diversas autoridades do Judiciário local e de outros Poderes, além de familiares e amigos, o desembargador recebeu inúmeras homenagens

Dimmy Falcão/TJDFT
4 de 5

Após receber das mãos do Presidente da CLDF o referido título, o Presidente Cruz Macedo realizou seu discurso de agradecimento

Dimmy Falcão/TJDFT
5 de 5

“Tenho muitíssimo a agradecer a Brasília”, disse o Presidente do TJDFT

Dimmy Falcão/TJDFT

Já o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE/DF), desembargador Roberval Belinati, ressaltou a história de vida do Presidente do TJDFT, que, nas palavras do Desembargador, “sempre chamou atenção no tribunal pela qualidade de seu trabalho, segurança na prestação jurisdicional e vocação para a magistratura”.

O Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Artur Vidigal, amigo pessoal de Cruz Macedo desde os tempos de faculdade, disse estar “extremamente feliz e emocionado por ver essa homenagem a um homem público que fez tanto por essa cidade, e, agora, ter o reconhecimento dessa Casa, que é do povo”.

Em uma quebra do protocolo da solenidade, Wellington Luiz concedeu a palavra para a esposa do desembargador Cruz Macedo, Mônica Macedo. Ela falou sobre o orgulho com a trajetória do marido, que serviu à sociedade de Brasília por diversas vezes. “Quando fiquei sabendo dessa homenagem pela Câmara, meu coração se encheu de alegria. É um justo reconhecimento pela pessoa que ele representa”.

Em seguida, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, exaltou a forma leal como o desembargador lida com tudo e sua total dedicação ao Tribunal de Justiça do DF. “O senhor chegou ao mais alto cargo do TJDFT semeando paz, carinho, amor e respeito. E, hoje, a nossa cidade fica mais importante por ter o senhor como cidadão honorário”, disse.

Outras presenças

Estiveram presentes na cerimônia os Juízes Auxiliares da Presidência Luis Martius Júnior e Caio Brucoli, os Desembargadores do TJDFT Maria de Lourdes Abreu, Mario-Zam, Héctor Valverde, José Firmo e Sérgio Rocha (2º Vice-Presidente da Corte, familiares do Desembargador Cruz Macedo, amigos e servidores do Tribunal, além do Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Ministra Vera Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A mesa de autoridades, além de todos que discursaram, foi composta também pelo Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Procurador Especial do Idoso, Deputado Chico Vigilante.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?