metropoles.com

Presidente do CNE sobre ensino técnico: “Caminho para evitar evasão”

Luiz Roberto Liza Curi defendeu a tese durante o 16º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), que acontece até 6ª feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Crédito: Thiago Fachini/ CBESP
Imagem colorida de um homem de terno e gravata- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de um homem de terno e gravata- Metrópoles - Foto: Crédito: Thiago Fachini/ CBESP

“É o único caminho”, disse Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), ao ser indagado sobre a importância do ensino médio técnico no combate a evasão escolar. A fala de Curi ocorreu durante o segundo dia do 16º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), que acontece em Mogi das Cruzes, em São Paulo. A solenidade ocorrerá até a próxima sexta-feira (7/6).

Segundo um estudo publicado pelo IBGE, em 2022, o contingente de jovens em idade produtiva que nem estudam nem trabalham bateu a marca de 10,9 milhões. Para o presidente do CNE, esse quantitativo pode ser reduzido com o preparo do estudante para o mercado de trabalho: “O ensino técnico colabora em diversas razões. A principal delas é nesse senso coletivo de empregabilidade”.

“E não é só impacto no ensino médio, o impacto, na verdade, ele é reverso. Porque vai incentivar o fundamental. Não adianta a gente achar que a gente vai reconstruir o ensino médio sem reconstruiu o fundamental”, pontuou.

Para incentivar e promover a expansão do ensino técnico como caminho para formação dos jovens nem-nem, as entidades do Fórum Brasil Educação promovem o CBESP. Na programação, debates sobre políticas públicas educacionais: soluções criativas e inovadoras para um Novo Brasil.

Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular acontece anualmente e é realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. O intuito do evento é reunir categorias como reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas de educação.

A organização promovedora é formado pelas seguintes instituições:

  • Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES);
  • Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi);
  • Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc);
  • Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu);
  • Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen);
  • Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep);
  • Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj); e
  • Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior da Bahia (Semesb/Abames) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FERESP) integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão, formado por 200 pessoas que representam entidades. Órgão diretamente vinculado à presidência da República, o colegiado destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade.

Segundo dia de evento

O congresso começou nessa quarta-feira (5/6), no Clube Med Paradise, em Mogi das Cruzes. A solenidade ocorrerá até a próxima sexta-feira (7/6) e discutirá os desafios da educação superior no Brasil.

No primeiro dia, autoridades e grandes nomes da área da Educação marcaram presença no evento. Representando o ministro da Educação Camilo Sobreira de Santana, que não pode comparecer ao evento, a Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior Marta Wendel Abramo discursou sobre políticas públicas de educação e do ensino como pilares fundamentais para desenvolvimento de uma nação.

Durante a fala, a secretaria noticiou a retomada do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processo de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Cc-pares) da pasta – interrompido em 2028 – para um melhor diálogo com instituições superiores e a publicação da portaria referente a ação nos próximos dias.

No segundo dia, as seguintes pautas foram abordadas no congresso: a internacionalização no contexto da educação superior, integração entre a educação básica e a educação superior como estratégia inovadora, educação a distância e a democratização da educação, educação profissional e tecnológica na promoção do desenvolvimento nacional.

Ao longo do dia, palestras e workshops foram apresentados aos mais de 500 participantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?