metropoles.com

Presidente da CLDF quer derrubar novo horário de bares em Ceilândia

Pronunciamento de Rafael Prudente (MDB) ocorre no mesmo dia em que deputados do PV apresentam PDL para derrubada da medida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Freepik
brinde
1 de 1 brinde - Foto: Foto: Freepik

Diante do anúncio da restrição do horário de funcionamento de todos estabelecimentos com venda de bebida alcoólica em Ceilândia, o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF) prometeu, nesta quarta-feira (20/7), que irá propor a derrubada da nova medida. Rafael Prudente (MDB) afirmou que a ideia é retomar aos horários originais.

“Vamos retomar os horários que vocês comerciantes decidiram que é importante para manter os empregos e o equilíbrio financeiro de seus estabelecimentos”, disse o parlamentar. “Temos que garantir a segurança da sociedade, mas não é com medidas restritivas que podem afetar os empregos e provocar prejuízos aos comerciantes que vamos resolver o problema”, completou.


A fala dele ocorre no mesmo dia em que deputados distritais do Partido Verde (PV) protocolaram um projeto de decreto legislativo (PDL) para anular a nova norma. De acordo com os colegas de partido, a regra não apresenta embasamento para a mudança.

A proposta é assinada por Reginaldo Veras e Leandro Grass. Conforme a dupla argumenta, há um decreto de 1998 que impõe a necessidade de uma justificativa fundamentada, acompanhada de laudos e pareceres emitidos por
órgãos técnicos da Administração Pública, para que ocorra uma mudança deste tipo.

A Ordem de Serviço da Administração Regional que autoriza a restrição do horário de funcionamento, no entanto, não apresenta qualquer processo neste sentido. Sendo citados apenas o Programa Pacto pela Vida e uma norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “”Sem a indicação de processo administração, não é possível afirmar se há um estudo acerca da ligação efetiva entre o comércio de bebida alcoólica e o incremento de eventual número de crimes”, destaca o texto.

Eles ainda dizem que “não há qualquer parecer indicando que o efetivo de policiais é insuficiente para fazer a sua atuação ostensiva, para aumentar a sensação de segurança”. Por este motivo, segundo os deputados, “não há como afirmar que a decisão é fundamenta, única e exclusivamente pelas regras do Programa Pacto pela Vida”.

Entenda o caso

Os novos horários foram divulgados nessa terça-feira (19/7) em uma ordem de serviço da Administração Regional de Ceilândia publicada no Diário Oficial do DF (DODF). Segundo a publicação, a medida seria um desdobramento do programa Pacto Pela Vida.

Entre domingo, segunda, terça e quarta-feira, esses comércios poderão ficar abertos até a meia-noite. Na quinta, sexta-feira e sábado, terão autorização para receber clientes até as 2h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?