metropoles.com

Financiamento e nova lista: presidente da CLDF defende reformulação em programas habitacionais

Após viagem a São Paulo para conhecer programas habitacionais paulistanos, Wellington Luiz defende atualização no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Wellington Luiz - Metrópoles
1 de 1 Wellington Luiz - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Para facilitar o acesso à casa própria, o presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), defende uma reformulação dos programas habitacionais no Distrito Federal. Segundo o parlamentar, a Terracap deve assumir ou auxiliar no financiamento, em parceria com a Codhab.

A ideia de reformulação surgiu após uma viagem para São Paulo na sexta-feira (14/4). Ao lado do diretor de Comercialização da Terracap, Júlio César de Azevedo Reis, o presidente da CLDF conversou com o prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB) sobre os programas da cidade. Wellington Luiz já foi presidente da Codhab.

Segundo o parlamentar, em São Paulo, no caso das famílias mais carentes, com renda de até dois salários mínimos, classificadas na Faixa 1, o financiamento é oferecido pela própria prefeitura. Ou seja, o sistema não depende de bancos, como a Caixa Econômica Federal (CEF).

“Hoje nós enfrentamos uma grande dificuldade. Porque a pessoa que está no Serasa, que tenha um renda muito baixa ou com dificuldade em um empréstimo acaba saindo da política habitacional por não conseguir financiar. Isso é um grande absurdo. Isso muito me incomoda”, afirmou.

A ideia seria lançar um produto semelhante a uma linha de crédito ou um auxílio, somando as forças da Terracap e da Codhab. Para o presidente da CLDF, o ideal seria apoiar todas as faixas da política habitacional. A partir da experiência paulistana, Wellington Luiz também defende a proposta de reformulação da lista da Codhab.

“A lista acaba burocratizando muito. Lá em São Paulo, por exemplo, eles não exigem 5 anos de moradia na cidade. Aqui no DF você tem essa exigência. E tem muita gente que está aqui há menos de três anos que consegue comprar um imóvel acima de 5 salários mínimos e acaba não conseguindo, por conta dessa trava”, explicou.

Cinco anos de trabalho

Atualmente, em parceria com a Seduh, o presidente da CLDF trabalha na redação de um projeto de lei para atualizar as regras da lista, ampliando a possibilidade de acesso para pessoas que trabalham no DF há 5 anos, incluindo a população residente no Entorno. Mas a proposta é apenas para as famílias com renda superior a 5 salários mínimos.

Para o presidente da CLDF, a limitação na mudança é necessária para evitar a vinda de famílias carentes que buscam imóveis no DF apenas para vender na sequência. O parlamentar pretende apresentar as propostas diretamente para o governador Ibaneis Rocha (MDB).

Segundo o presidente da Casa, o déficit habitacional é um problema grave. “As pessoas precisam de um lugar para morar. Lá em São Paulo fizeram uma pesquisa, e em primeiro lugar, de forma bem destacada, foi citada a moradia”, completou. Além disso, no patamar nacional, o governo federal também sinalizou preocupação com o tema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?