metropoles.com

Prefeitura de quadra da Asa Norte defende reconstrução de calçada

Obra foi criticada por parte dos moradores após suposto vazamento de esgoto. Para a prefeita, incidente não tem relação com a revitalização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
calçada - Metrópoles
1 de 1 calçada - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A Prefeitura da SQN 210, na Asa Norte, defendeu a reconstrução das calçadas da quadra, neste domingo (3/9), após a crítica de parte dos moradores. Segundo a prefeita, Anna Karenina Silva Melo, a obra é necessária para evitar acidentes e quedas, especialmente de idosos e crianças.

Nesse sábado (2/9), moradores foram surpreendidos por um grande vazamento de água fedida na entrada da quadra, a princípio de esgoto. Parte dos residentes suspeita que incidente teria sido causado por um suposto acidente na obra. Eles inclusive questionaram a necessidade da revitalização.

4 imagens
Segundo a prefeita, a obra é necessária para evitar quedas, especialmente de idosos e crianças
Prefeitura não vê relação entre obra e vazamento de esgoto na quadra, no sábado (2/9)
Revitalização é custeada por emenda do deputado Chico Vigilante
1 de 4

Prefeitura defende obra de revitalização de calçada na 210 Norte

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

Segundo a prefeita, a obra é necessária para evitar quedas, especialmente de idosos e crianças

Material cedido ao Metrópoles
3 de 4

Prefeitura não vê relação entre obra e vazamento de esgoto na quadra, no sábado (2/9)

Material cedido ao Metrópoles
4 de 4

Revitalização é custeada por emenda do deputado Chico Vigilante

Material cedido ao Metrópoles

Mas, do ponto vista de Anna Karenina, dificilmente a obra teria sido o estopim do incidente. “Nessa parte da quadra estava finalizada. Não houve intervenção recente lá. Não existia nenhum maquinário que justificasse o rompimento. O motivo do vazamento deve ter sido outro. Choveu muito nestes dias”, afirmou.

Por isso, a representante da quadra decidiu solicitar à Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) o diagnóstico oficial do incidente. Além disso, Karenina enfatizou a necessidade a revitalização. Ao longo dos últimos dois anos, a quadra registrou aproximadamente 15 quedas de moradores, inclusive de uma senhora recém-operada.

De acordo com a prefeita, a comunidade batalha há três anos pela revitalização. Aproximadamente, metade da reconstrução foi concluída. A calçada anterior não tinha sub-base, por isso era muito frágil. O novo projeto começa com a regularização do terreno, seguido por uma sub-base de brita, concreto e meio fio de pré-moldado.

“A nova calçada vai durar de 20 a 30 anos, se bem usada”, prometeu Karenina. Segundo a prefeita, a obra recebeu o apoio de diversos moradores e comerciantes. “Existe muita lisura em todo o processo”, ressaltou. Por isso, a prefeita lamentou as críticas emitidas por parte dos moradores.

Fedor

No começo da manhã desse sábado, a água mal cheirosa, vinda de esgoto, começou a tomar a entrada da quadra. O cheiro forte atingiu inicialmente a comercial. “Depois, às 13h, estava invadindo a quadra. À noite, quando saí para um curso, lá pelas 18h, estava insuportável”, contou a prefeita.

O caminhões da Caesb chegaram na quadra à noite. Na manhã deste domingo, o vazamento estava aparentemente resolvido. Mas grande parte dos carros que passaram pela água fedida precisou ser lavada para tirar o mau cheiro.

Emendas

A revitalização da calçada é fruto de uma emenda parlamentar do deputado distrital Chico Vigilante (PT). O parlamentar já havia destinado recursos para a reconstrução da pavimentação para pedestres na SQN 415. Para o parlamentar, as intervenções são fundamentais.

“Brasília envelheceu. A população está idosa. A calada faz parte da mobilidade dos idosos. O GDF precisa ter uma preocupação especial com relação a esse tema. A revitalização é questão de saúde pública, porque diminui o número de quedas”, afirmou.

O distrital não destinou emendas para calçadas apenas para o Plano Piloto. Vigilante encaminhou mais de R$ 1 milhão para Ceilândia reconstruir a pavimentação para pedestres. De acordo com o distrital, o dinheiro já está liberado para as obras.

Caesb

Nesse sábado, a Caesb informou que houve um rompimento na rede de esgoto, provocada por obra de terceiros. Mas não especificou quais terceiros seriam.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?