Prefeitura de quadra da Asa Norte defende reconstrução de calçada
Obra foi criticada por parte dos moradores após suposto vazamento de esgoto. Para a prefeita, incidente não tem relação com a revitalização
atualizado
Compartilhar notícia
A Prefeitura da SQN 210, na Asa Norte, defendeu a reconstrução das calçadas da quadra, neste domingo (3/9), após a crítica de parte dos moradores. Segundo a prefeita, Anna Karenina Silva Melo, a obra é necessária para evitar acidentes e quedas, especialmente de idosos e crianças.
Nesse sábado (2/9), moradores foram surpreendidos por um grande vazamento de água fedida na entrada da quadra, a princípio de esgoto. Parte dos residentes suspeita que incidente teria sido causado por um suposto acidente na obra. Eles inclusive questionaram a necessidade da revitalização.
Mas, do ponto vista de Anna Karenina, dificilmente a obra teria sido o estopim do incidente. “Nessa parte da quadra estava finalizada. Não houve intervenção recente lá. Não existia nenhum maquinário que justificasse o rompimento. O motivo do vazamento deve ter sido outro. Choveu muito nestes dias”, afirmou.
Por isso, a representante da quadra decidiu solicitar à Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) o diagnóstico oficial do incidente. Além disso, Karenina enfatizou a necessidade a revitalização. Ao longo dos últimos dois anos, a quadra registrou aproximadamente 15 quedas de moradores, inclusive de uma senhora recém-operada.
De acordo com a prefeita, a comunidade batalha há três anos pela revitalização. Aproximadamente, metade da reconstrução foi concluída. A calçada anterior não tinha sub-base, por isso era muito frágil. O novo projeto começa com a regularização do terreno, seguido por uma sub-base de brita, concreto e meio fio de pré-moldado.
“A nova calçada vai durar de 20 a 30 anos, se bem usada”, prometeu Karenina. Segundo a prefeita, a obra recebeu o apoio de diversos moradores e comerciantes. “Existe muita lisura em todo o processo”, ressaltou. Por isso, a prefeita lamentou as críticas emitidas por parte dos moradores.
Fedor
No começo da manhã desse sábado, a água mal cheirosa, vinda de esgoto, começou a tomar a entrada da quadra. O cheiro forte atingiu inicialmente a comercial. “Depois, às 13h, estava invadindo a quadra. À noite, quando saí para um curso, lá pelas 18h, estava insuportável”, contou a prefeita.
O caminhões da Caesb chegaram na quadra à noite. Na manhã deste domingo, o vazamento estava aparentemente resolvido. Mas grande parte dos carros que passaram pela água fedida precisou ser lavada para tirar o mau cheiro.
Emendas
A revitalização da calçada é fruto de uma emenda parlamentar do deputado distrital Chico Vigilante (PT). O parlamentar já havia destinado recursos para a reconstrução da pavimentação para pedestres na SQN 415. Para o parlamentar, as intervenções são fundamentais.
“Brasília envelheceu. A população está idosa. A calada faz parte da mobilidade dos idosos. O GDF precisa ter uma preocupação especial com relação a esse tema. A revitalização é questão de saúde pública, porque diminui o número de quedas”, afirmou.
O distrital não destinou emendas para calçadas apenas para o Plano Piloto. Vigilante encaminhou mais de R$ 1 milhão para Ceilândia reconstruir a pavimentação para pedestres. De acordo com o distrital, o dinheiro já está liberado para as obras.
Caesb
Nesse sábado, a Caesb informou que houve um rompimento na rede de esgoto, provocada por obra de terceiros. Mas não especificou quais terceiros seriam.