Preços dos aluguéis no DF caem no segundo trimestre de 2017
Levantamento da VivaReal mostra que a Asa Sul foi a única região em que houve valorização no período analisado
atualizado
Compartilhar notícia
Boa notícia para quem paga aluguel no Distrito Federal. O preço médio nominal do metro quadrado para locação na capital do país ficou em R$ 31,25 no segundo trimestre deste ano, o que representa uma desvalorização de 2,5% em comparação com o mesmo período de 2016 (R$ 32,05). A queda em relação ao primeiro trimestre deste ano também é de 2,5%.
Os dados são da VivaReal, uma plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel. No período analisado, a Asa Sul (0,8%) foi a única região da capital brasileira que teve valorização no valor do metro quadrado para aluguel. Já o Lago Norte foi a cidade com maior queda nos preços para locação (-8,5%). Confira quadro abaixo:
Fique de olho
Vai alugar um imóvel ou renegociar seu contrato? Preste atenção nas dicas
Contratos antigos
- Entre em contato com o proprietário do imóvel e agende um encontro para negociar o reajuste previsto em contrato.
- Antes, pesquise quanto vale um aluguel de imóvel no mesmo prédio ou região em que você mora. Guarde anúncios publicados em jornal ou na internet. Eles podem ser muito úteis.
- Ao se reunir com o proprietário ou com a imobiliária que administra o imóvel, lembre que você sempre paga em dia o aluguel, o condomínio e o IPTU.
- Conta ponto, também, levar fotos que comprovem a boa manutenção do imóvel, como pintura, vidros e assoalho.
Contratos novos
- Faça uma pesquisa de preços de imóveis semelhantes na região em que você deseja alugar para saber se o preço cobrado é condizente com o mercado.
- Solicite uma minuta do contrato de aluguel com alguns dias de antecedência, pois todas as cláusulas devem ser analisadas com calma antes da assinatura.
- Confira o valor do aluguel, índice de reajuste, valor do condomínio e quem fará o pagamento do IPTU, que é uma responsabilidade do proprietário.
- A Lei do Inquilinato (em vigor desde 18 de outubro de 1991) determina 30 meses para o período de locação. Durante a sua vigência, o valor pode ser atualizado pelo IGP-M.
- Cuidado com o estado do imóvel. Faça uma vistoria e liste eventuais problemas com pintura, vazamentos, vidros, maçanetas e anexe ao contrato. Na hora de devolver o imóvel, isso pode significar uma boa economia para o seu bolso.