metropoles.com

“Precisamos retomar a vida normal”, diz Ibaneis sobre volta às aulas presenciais no DF

Governador do DF disse que sabe dos riscos de ocorreram problemas pontuais, mas que a Educação terá condições de resolver todos eles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
IBANEIS rocha
1 de 1 IBANEIS rocha - Foto: Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse que o retorno às aulas presenciais será uma fase de aprendizado, tanto para as crianças quanto para os educadores. “É como iniciar novamente todo um ciclo. Essa volta às aulas é como uma criança que inicia no pedal da bicicleta. Vamos ter que reaprender tanto os educadores, quanto as crianças, uma nova fase”, disse o chefe do Executivo local, durante agenda de inauguração do Terminal Rodoviário de Santa Maria.

O retorno às atividades presenciais nas escolas da rede pública de ensino no DF estão previstas para começar na próxima segunda feira, dia 2 de agosto. Após longo período com as instituições fechadas devido à pandemia da Covid-19 – somente com o ensino remoto – a Secretaria de Educação decidiu destinar os dias 2, 3 e 4 do mês que vem para encontro pedagógico dos docentes, com programação e preparação para as aulas. Os primeiros alunos voltam às salas de aula, de fato, no dia 5. O retorno total acontecerá de forma escalonada.

“Estamos saindo de uma pandemia, precisamos retomar a vida normal. Sabemos da dificuldade de todos, mas, o pior que poderíamos ter, era continuar com essas crianças fora das escolas. Mesmo que nesse início seja com alternância, já teremos a volta de um convívio dentro da escola. A expectativa é muito positiva. Sabemos que pode ocorrer problemas pontuais e teremos condições de resolver todos eles”, disse Ibaneis.

Os primeiros a retomarem a rotina em sala de aula são os pequenos da educação infantil, em 5 de agosto. Os alunos do ensino fundamental — anos iniciais, além da educação de Jovens e Adultos – só recomeçam em 9 de agosto. O ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, tem retorno previsto para 16 de agosto. Já os alunos do ensino nédio e educação profissional retomam as aulas presenciais em 23 de agosto.

Veja o calendário de programação:

Calendário de Volta às aulas no DF

Os estudantes terão aulas híbridas, alternando entre períodos presenciais e remotos. Em 7 de julho, o Governo do Distrito Federal (GDF) finalizou a redação de um documento com orientações para a retomada das atividades presenciais híbridas na rede pública de educação.

Em 66 páginas, integrantes da Secretaria de Educação apresentam protocolos e medidas de biossegurança contra a Covid-19 para a retomada. Ao todo, a capital do país tem 686 instituições públicas, 452 mil alunos e cerca de 40 mil professores. No documento, no entanto, não havia previsão de encontro pedagógico. Agora, a mudança atenderá a uma reivindicação do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF).

O trabalho presencial será, a princípio, organizado em formato mesclado entre presencial e on-line, o chamado híbrido. A intenção é evitar aglomerações nas unidades escolares e garantir o distanciamento físico necessário dentro das salas de aula.

Os professores regerão aulas por um período de quatro horas presenciais na escola. E deverão dedicar uma hora diária ao atendimento remoto do estudante que ficou em casa. As escolas deverão usar essa hora do atendimento remoto para a higienização, preparando-se para receber as turmas do turno seguinte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?