metropoles.com

Pré-campanha para OAB no DF entra em clima de guerra virtual

Advogados esquentam a disputa usando a internet para alfinetar e até fazer rir

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oab
1 de 1 Oab - Foto: null

Com direito a sátiras de Beyoncé e a muitas alfinetadas, a disputa entre os principais pré-candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF ganhou ares de “guerra virtual”. As redes sociais são a arena dos combates.

A oposição aposta na irritação de advogados com a greve dos servidores do Judiciário. O grupo argumenta que haveria um conflito de interesses, uma vez que o escritório do atual presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, representa o Sindicato dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (SindJus-DF) – em greve há 114 dias.

No Facebook, um vídeo do Movimento Muda OAB/DF, visto mais de cinco mil vezes, ataca Juliano Costa Couto – candidato de Ibaneis. A chapa do pré-candidato Délio Lins e Silva Junior critica a “radicalização” da greve e a “invasão dos direitos dos advogados e de toda a sociedade”.

 

Na mesma linha, o grupo do advogado Paulo Roque, do Movimento OAB Independente, produziu um vídeo em que usa a cantora Beyoncé e a personagem Carminha, interpretada por Adriana Esteves na novela “Avenida Brasil”, para retratar as dificuldades enfrentadas por advogados durante a greve dos servidores da Justiça.

 

Ao Metrópoles, Ibaneis rebateu as críticas. Segundo o atual presidente da OAB, “a oposição não tem o que falar de uma gestão reconhecidamente exitosa e fica tentando colar uma greve que é de âmbito nacional na administração da Ordem”. Ibaneis e Juliano Costa Couto fazem parte do Movimento Você Pode Contar.

A declaração rendeu tréplicas. “Com todo respeito ao presidente, não é falta do que falar. É só ver a realidade do advogado e perceber o que ele está sentindo quando vai ao fórum e aos tribunais”, devolve Paulo Roque.

Propostas

Entre os opositores, pesam as reclamações de que a atual gestão teria falhado no combate à violação das prerrogativas dos advogados e na adoção de medidas que aumentassem a transparência da Ordem.

De olho no eleitorado jovem, Roque busca se colocar como “o candidato das redes sociais” e estuda medidas que “protejam melhor o mercado do advogado recém-formado”.

Nós estamos analisando a possibilidade de utilizar o cadastro do Bolsa Família para que a Defensoria Pública identifique e atenda apenas os juridicamente pobres. Precisamos estabelecer critérios mais objetivos

Paulo Roque, Movimento OAB Independente

Na prática, isso significa que a Defensoria Pública atenderia somente pessoas cadastradas no Bolsa Família. Assim, advogados recém-formados, que cobram menos e ainda estão se inserindo no mercado, teriam menos concorrência.

O uso intensificado das redes sociais também funciona como uma bandeira de austeridade – tendência entre os discursos eleitorais.

“Se você quer almoço grátis, não vá a um almoço do nosso movimento. Neles, todos contribuem”, diz o perfil da chapa de Délio, o herdeiro político do ex-presidente da entidade Francisco Caputo. “Pense: quando alguém convida você para um evento luxuoso onde você não precisa pagar nada, cuidado: talvez seu voto seja a mercadoria”, alfineta.

4 imagens
O pré-candidato Délio Lins e Silva Jr, do Movimento Muda OAB DF
O pré-candidato Paulo Roque, do Movimento OAB Independente
O procurador do Estado da Bahia e advogado Bruno Espiñeira Lemos, pré-candidato do grupo A Ordem é de Todos
1 de 4

O pré-candidato às eleições da OAB Juliano Costa Couto, do Movimento Você Pode Contar

Divulgação
2 de 4

O pré-candidato Délio Lins e Silva Jr, do Movimento Muda OAB DF

Divulgação
3 de 4

O pré-candidato Paulo Roque, do Movimento OAB Independente

4 de 4

O procurador do Estado da Bahia e advogado Bruno Espiñeira Lemos, pré-candidato do grupo A Ordem é de Todos

 

O procurador do estado da Bahia Bruno Espiñeira também se apresentou como pré-candidato às eleições, pelo grupo A Ordem é de Todos. Até o momento, porém, não foi divulgado nenhum perfil público do advogado.

As inscrições das chapas começam no dia 1° de outubro e vão até o dia 19 do mesmo mês. Em seguida, os candidatos têm um mês de campanha até as eleições, previstas para o dia 16 de novembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?