Prazo para renovar CNH vencida em setembro de 2021 acaba nesta 6ª (30)
Para renovar os exames de emissão do novo documento é preciso passar por biometria novamente pelo site do Detran
atualizado
Compartilhar notícia
Os condutores de veículos habilitados no Distrito Federal que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde setembro de 2021 têm até esta sexta-feira (30/9) para renovar os exames de emissão do novo documento.
O prazo foi estabelecido na Resolução nº 895/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e vale para fins de fiscalização em todo o país por força das medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19. As mesmas datas também se aplicam à Permissão para Dirigir (PPD).
Confira o cronograma
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é infração de trânsito considerada gravíssima conduzir veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias. Os condutores que não obedecerem ao prazo estipulado no cronograma, estará sujeito a multa de R$ 293,47 e 7 pontos no prontuário de habilitação.
Como renovar
O processo de renovação deve iniciar com a biometria, onde é coletada a fotografia, assinatura virtual e biométrica, além de cadastrar o celular e um e-mail pessoal para receber o link da CNH digital ao final do processo de renovação. Para isso, é necessário levar documento de identificação original em bom estado de conservação, CPF e comprovante de residência.
O agendamento para a realização do serviço de coleta biométrica deve ser feito pelo site do Detran no link, pelo Portal de Serviços neste link, ou no aplicativo Detran Digital, disponível nas lojas App Store e Google Play.
Após a coleta biométrica, o próximo passo é procurar uma das clínicas credenciadas junto ao Detran-DF, listadas no site da autarquia para realizar os exames e dar andamento no processo de renovação da CNH.
Para condutores habilitados na categoria C, D e E, é necessário ainda realizar o exame toxicológico em um laboratório homologado pela Senatran. Este exame deve ser renovado a cada dois anos e meio para condutores com idade inferior a 70 anos, independente do prazo de validade da CNH – se cinco ou 10 anos.
Para quem tem 70 anos ou mais, a habilitação possui validade de três anos e o exame toxicológico precisa ser renovado a cada um ano e meio.