metropoles.com

Prato Cheio: 800 fraudes são detectadas e programa terá pente-fino

Secretaria de Desenvolvimento Social e Controladoria-Geral do Distrito Federal firmaram parceria para combater novas irregularidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Fila no CRAS - Metrópoles
1 de 1 Fila no CRAS - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Enquanto famílias vulneráveis passam a madrugada em filas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 800 pessoas receberam o auxílio do Cartão Prato Cheio indevidamente na capital do país. Para combater novas fraudes, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) anunciou que fará um pente-fino no programa.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), responsável pela concessão do benefício no DF, analisou 2,8 mil suspeitas de irregularidades. Desse total, a pasta confirmou 800 casos de fraudes e repassou as informações à CGDF.

Diante das comprovações, a Sedes teve de bloquear os cartões dos beneficiados indevidamente e instaurou processos para ressarcimento dos cofres públicos.

Por se tratar de um benefício continuado, a Sedes não precisou o período em que ocorreu cada irregularidade. A secretaria informou que a concessão pode ter começado de modo regular e, durante o pagamento, tornou-se inapropriada.

A situação poderia ocorrer, por exemplo, devido à morte do beneficiário ou à superação da condição de vulnerabilidade social, mas sem comunicação a unidades de atendimento assistencial. Atualmente, o Cartão Prato Cheio contempla cerca de 87 mil pessoas no DF.

Pente-fino

Para combater novas fraudes, a Sedes firmou parceria com a CGDF, oficializada por meio da Portaria Conjunta nº 6, de 7 de novembro de 2022. O documento permitirá o compartilhamento automatizado de dados sobre as concessões de benefícios sociais e transferência de renda entre os órgãos.

A controladoria informou que tem reforçado os esforços em ações preventivas, para evitar irregularidades e “contribuir com a boa aplicação do dinheiro público”. “O compartilhamento de dados é mais uma forma de facilitar a análise das informações e garantir a concessão adequada de benefícios”, enfatizou a CGDF.

Acompanhamento

Além das fraudes, a população vulnerável do DF também sofre com as filas para atendimento nos Cras. Na última segunda-feira (7/11), houve lentidão no atendimento em diversas regiões do DF.

Diante das cenas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou parceria com Banco de Brasília (BRB) para melhorar a prestação do serviço.

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) também investiga suspeitas de irregularidades na concessão do Cartão Prato Cheio, enquanto o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) fiscaliza e cobra melhorias na rede de assistência social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?