metropoles.com

PPP Transbrasília: GDF divulga contratação de consultoria, mas desiste

A decisão de suspender a licitação ocorreu seis dias após publicação no DODF. O assunto será apresentado à equipe de transição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) tornou público, em 1º de novembro, o processo de licitação para contratar consultoria a fim de avaliar projeto da Via Transbrasília – que trata da mobilidade urbana da capital –, mas voltou atrás seis dias depois. Na quarta-feira (7/11), a Casa Civil informou a suspensão do trâmite por conta da proximidade do fim da gestão atual e disse que o assunto será apresentado à equipe de transição do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB).

Em nota, o órgão explicou ter recebido estudos para a parceria público-privada (PPP) em março de 2017 por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Detalhou também que a Secretaria de Mobilidade (Semob) é responsável por avaliar a estrutura viária do projeto e, por esse motivo, optou por contratar uma consultoria para ajudar. A licitação é no modelo de carta-convite, com custo previsto de R$ 149 mil, segundo a Semob.

Questionada sobre o motivo de o edital ter sido publicado a menos de dois meses do fim do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), a Casa Civil respondeu que “o processo de avaliação da infraestrutura viária está em andamento desde abril de 2018 e os trâmites finais relacionados ao orçamento, projeto básico, comissão de licitação, edital e minutas só foram encerrados nos últimos dias, o que é natural em qualquer procedimento licitatório”.

Reprodução/DODF

 

O que é
A Via Transbrasília deve ligar o Setor Policial Sul, no Plano Piloto, a Samambaia. São 26 quilômetros com proposta de melhorias na mobilidade e na urbanização. Além disso, a pretensão é de promover desenvolvimento econômico de todas as regiões incluídas no trajeto: Águas Claras, Guará, Park Way, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga. Porém, para viabilizar o empreendimento é necessário enterrar a linha de transmissão de Furnas, que vai do Guará até Samambaia.

Em 14 de julho de 2016, a Secretaria de Fazenda autorizou 11 empresas a efetuarem, juntas, os estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica referentes ao desenvolvimento, implantação, operação e manutenção da Via Transbrasília e seu complexo urbanístico.

Participaram do processo: Base Investimentos e Incorporações; Basevi Construções; Brasal Incorporações e Construções de Imóveis; Companhia Brasileira de Engenharia Participações e Negócios Cobrapar; Construtora Artec; Construtora Villela e Cavalho; Conterc Construção, Terraplanagem e Consultoria; JW Participações e Investimentos; Mais Construtora; MM Participações; e Soltec Engenharia.

A próxima etapa era a licitação. Em troca da construção do empreendimento, o vencedor teria a possibilidade de explorar construções ao longo da via: seria viável, por exemplo, erguer conjuntos habitacionais, shoppings e fazer estacionamentos.

A Transbrasília, contudo, corre o risco de não ser executada. Em 1º de janeiro de 2019, Ibaneis assumirá o comando do Palácio do Buriti e já anunciou que as PPPs iniciadas por Rollemberg serão suspensas num primeiro momento e passarão por um pente-fino.

O emedebista até vê com bons olhos entregar para o empresariado alguns espaços, pois acredita que pode economizar tempo e recursos, mas entende ser preciso interromper os processos em curso para separar quais merecem continuidade.

Colaborou Saulo Araújo

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?