metropoles.com

PPCUB: Iphan quer mais estudos sobre habitação no Setor Comercial Sul

Órgão responsável pela preservação do patrimônio material e imaterial do país fez 19 recomendações sobre plano de área tombada de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Brasília(DF), 12/08/2018 - Asa Norte - drone. Foto:
1 de 1 Brasília(DF), 12/08/2018 - Asa Norte - drone. Foto: - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) devolveu à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) a minuta do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) com 19 recomendações.

Previsto pela Lei Orgânica do DF, o PPCUB será a lei responsável por definir a ocupação do solo na área tombada de Brasília, que foi considerada Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Iphan é subordinado ao Ministério do Turismo e responsável pela preservação do patrimônio material e imaterial do Brasil. As recomendações do instituto foram no sentido de impedir a descaracterização do projeto urbanístico da capital. Entre os pontos de interesse do órgão, está o projeto que permite habitações no Setor Comercial Sul.

“O tratamento do Setor Comercial de forma agrupada com o Setor de Rádio e TV (norte e sul) reforça a hipótese de se introduzir habitação em mais setores (além do SCS)”, pondera o Iphan.

“Alertamos sobre alguns riscos da introdução indiscriminada de habitação nos setores centrais, utilizando justamente o exemplo do Setor de Rádio e TV, cujas antenas podem ser ‘expulsas’ para outros locais mais sensíveis do CUB [Conjunto Urbanístico de Brasília]”, afirma o órgão de preservação. O Iphan lembra a manifestação do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco de dezembro de 2020, que mostrou “preocupação” com o projeto.

Para o Iphan, um problema da minuta do PPCUB é que ela abre brecha para a implementação do projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na área tombada, o que na visão do órgão prejudica o projeto original de Brasília.

“Lamentamos a inclusão do § 5º, que, contraditoriamente, cria uma ‘exceção’ para atender ao projeto do VLT, com o agravante ser extensivo a qualquer lugar onde o VLT for projetado (ex. W3, Eixo Monumental)”, alertou o órgão.

Proposta do PPCUB ameaça qualidade de vida do Plano Piloto

Parcelamentos do solo, cercas e construções

O Iphan fez várias ressalvas aos pontos do PPCUB que tratam de parcelamento do solo, uso de cercas e autorização de construções. O instituto recomenda que se mude o texto, o qual trata da colocação de cercas no Eixo Monumental e que permite grades nos lotes adjacentes. “Da redação do artigo pode-se interpretar que os lotes no interior do canteiro central podem ser cercados, desde que nas faces não voltadas para as vias”, sinaliza o órgão.

Ainda no Eixo, o Iphan questiona os limites entre o público e o privado nas áreas do Estádio Nacional Mané Garrincha e do Ginásio Nilson Nelson, após concessão à iniciativa privada e o uso de cercados na região. “[É] necessário definir com mais precisão a vedação do PPCUB, a fim de fazer cumprir a diretriz dada na portaria – de se manter de livre acesso e sem barreiras toda a área que envolve o Ginásio e o Estádio”, afirma o Iphan.

Sobre o uso da Orla do Lago Paranoá, o Instituto do Patrimônio Histórico pede mais informações sobre o “Programa de Requalificação da Orla do lago Paranoá” e sobre a concessão à iniciativa privada dos espaços. O Iphan pede também que o plano deixe claro que não é permitido mais construções na Vila Planalto.

6 imagens
A cidade também é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
A Catedral Metropolitana de Brasília integra o Conjunto Urbanístico de Brasília
Brasília é conhecida mundialmente por sua arquitetura e urbanismo únicos
A Torre de TV fica na área central de Brasília
O Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e os ministérios ficam no Plano Piloto
1 de 6

Brasília ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 6

A cidade também é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

A Catedral Metropolitana de Brasília integra o Conjunto Urbanístico de Brasília

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Brasília é conhecida mundialmente por sua arquitetura e urbanismo únicos

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

A Torre de TV fica na área central de Brasília

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

O Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e os ministérios ficam no Plano Piloto

Igo Estrela/Metrópoles
Comércio e Serviços

O Iphan também pede o aprofundamento de análises sobre a proposta do PPCUB de inclusão de prestação de comércio e serviços no Setor de Mansões Isoladas. “A proposta de inclusão de ‘atividades de comércio, prestação de serviços e industrial de pequeno porte’ no Setor de Mansões Isoladas pode ser problemática, caso os proprietários de lotes no setor entendam que esses usos se estendem aos seus imóveis”, ponderou o órgão.

No mesmo sentido, o instituto pediu uma melhor especificação da ocupação do Setor Militar Urbano pelo comércio. “Sugerimos que o plano traga instrumentos para conter a expansão dessas atividades, a fim de manter a vocação institucional do setor”, escreveu o Iphan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?