metropoles.com

PPCUB, guaritas e novas áreas. GDF vai encaminhar 15 projetos à CLDF

Governo pretende regulamentar muros de condomínios, normas de ocupação no coração de Brasília, regularização e regras para obras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
DF
1 de 1 DF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A regulamentação dos muros e guaritas de condomínios é uma das principais pautas urbanísticas do Governo do Distrito Federal (GDF) na Câmara Legislativa (CLDF) em 2021. Até o final do ano, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) prepara pelo menos 15 grande projetos para análise dos deputados distritais.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, também estão no horizonte do plenário a revisão do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). Alinhada com as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), consta na lista de prioridades a regularização fundiária e a modernização do Código de Obras do DF, dentre outros temas.

A questão dos condomínios será tratada no Projeto de Lei de Loteamentos Fechados. “É a lei que disciplina o fechamento dos condomínios, tanto dos atuais já existentes quanto dos futuros”, afirmou Oliveira.

O projeto foi debatido em 2019 e seguiria para a CLDF em 2020. Mas a crise engatilhada pela pandemia do novo coronavírus, impossibilitou a realização de uma audiência pública e travou o projeto. A pasta planeja retomar o processo, tão logo a pandemia esteja controlada.

“A verdade que precisa ser encarada é que os condomínios fechados são uma realidade, no Brasil todo, não é só em Brasília. E que é preciso regulamentar, a fim de impor critérios, requisitos, uma regulamentação. Do jeito que está é que o pior. A pior situação é não haver uma regulamentação”, argumentou Mateus Oliveira. “Agora, não há como se admitir o fechamento. Porque ele já existe e é uma realidade. O que nós precisamos é disciplinar”, ressaltou o secretário de Habitação.

PPCub com aval do Iphan

A pasta trabalha na redação do projeto de revisão do PPCub. Desde 2020, a Seduh vem fazendo todos os ajustes solicitados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trabalho deverá ser concluído até o final do 1º semestre deste ano.

A primeira minuta deverá ser apresentada para audiência pública até o final deste semestre. O PPCub vai abordar diversos temas importantes para o brasiliense, a exemplo das discussões sobre os usos nas Quadras 700, da Orla do Lago Paranoá, do Setor de Clubes e do debate sobre Quadra 901.

“A proposta do PPCub estará de acordo com a Portaria nº 166 de 2016 do Iphan”, antecipou Oliveira.

Falando da área central de Brasília, a pasta pretende conseguir o apoio dos distritais para a aprovação do projeto Viva Centro. O texto sugere uma série de mudanças na rotina e ocupação do coração do DF, incluindo a autorização para o uso residencial de imóveis no Setor Comercial Sul (SCS).

Código de Obras e regularização fundiária

O governo irá enviar para os distritais um projeto para modernizar do Código de Obras. Seguindo a linha do projeto do Álvara em sete dias, a pasta vai propor novas hipóteses de alvará de construção de forma simplificada. No caso da  habitação de interesse social, a ideia é regulamentar a dispensa do documento.

Segundo Oliveira, no caso de projetos de uso misto de pequeno porte, o objetivo é a simplificação do alvará.

O GDF também vai buscar a aprovação do projeto da Regularização Fundiária Urbana, o Reurb. “Ele incorpora à legislação do DF os novos instrumentos de regularização fundiária da Lei Federal, a Lei 13.465 de 2017”, destacou Oliveira. De modo geral, a mudança vai abranger todas as áreas de regularização do DF.

“O projeto cria oito novas áreas de regularização de interesse social. Áreas já ocupadas, em que a lei reconhece o direito à regularização. Todas são áreas de baixa renda, de interesse social”, explicou o titular da Habitação.

A lista inclui Capão Cumprido II e Morro da Cruz II, ambas regiões situadas em São Sebastião. O Acampamento Dorothy Stang e o
Assentamento Miguel Lobato, localizados em Planaltina, também constam na lista.

Puxadinhos

O governo espera, por fim, conseguir os votos necessários para aprovar o projeto de revisão da Lei dos Puxadinhos. Segundo a proposta do GDF, as ocupações entre blocos e extremidades laterais leste e oeste com mobiliário removível serão restritas a serviços de alimentação, em horário de funcionamento

Do de vista do secretário, outro projeto de destaque é correção da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Em resumo, a pasta flagrou erros na redação atual da legislação. As falhas atrapalham a renovação de licenças de funcionamento para o comércio no DF. Ou seja, travam o setor produtivo e geração de emprego e renda.

O projeto de revisão das falhas da Luos está em avaliação na Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), presidida pelo deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT). Na quarta-feira (3/3), Oliveira vai apresentar à CLDF a lista de projetos do governo para os deputados distritais, conforme antecipado pela coluna Janela Indiscreta, do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?