metropoles.com

PPCub: audiência pública debaterá plano de preservação do Plano Piloto

Reunião aberta ocorrerá no sábado (11/11), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), na Asa Norte, às 9h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H Carvalho/ Agência Brasília
Imagem colorida de área arborizada no Plano Piloto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de área arborizada no Plano Piloto - Metrópoles - Foto: Paulo H Carvalho/ Agência Brasília

O conjunto de propostas de alteração do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), que definirá o que poderá ou não ser feito no Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), será debatido novamente, em audiência pública neste sábado (11/11), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs). O encontro será às 9h.

O CUB abrange as seguintes áreas e regiões administrativas: Cruzeiro, Candangolândia, Cruzeiro, Plano Piloto, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Sudoeste/Octogonal, além do Parque Nacional de Brasília e do Lago Paranoá. O conjunto engloba locais tombados nas instâncias distrital e federal, além de inscritos como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A versão mais recente da proposta inclui três principais diretrizes: plano de preservação e proteção; uso e ocupação do solo; e plano de desenvolvimento local.

Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a proposta está disponível para consulta no portal oficial do PPCub. A pasta destaca que os cidadãos têm até sábado (11/11) para enviar sugestões, dúvidas ou reclamações sobre o plano, seja por meio do portal, na aba “participe”; pelo e-mail ppcub@seduh.df.gov.br; ou presencialmente, na audiência pública.

Mesmo ocorrendo presencialmente, a audiência terá transmissão pelo YouTube, por meio do canal Conexão Seduh. Após o evento, a pasta avaliará as sugestões apresentadas pela população e fará os ajustes técnicos necessários na proposta.

Em seguida, o texto será encaminhado para análise do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) e, com a deliberação do colegiado, encaminhado à Câmara Legislativa (CLDF).

Para a organização da área, o PPCub divide o conjunto urbanístico da capital federal em 12 territórios de preservação (TPs), cada um com regras próprias e subdivididos em unidades de preservação (UPs), nas quais são definidos parâmetros de uso e ocupação, assim como instrumentos de controle urbanístico e de conservação.

Elaboração

Após anos em discussão e diversas reuniões com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a proposta passou pelo crivo da autarquia e foi elaborada dentro dos limites da Portaria nº 166/2016 do instituto, usada como referência na elaboração do projeto.

Além disso, esteve no centro de debates por mais de um ano, em 29 reuniões com entidades civis e do Governo do Distrito Federal (GDF) que integram a Câmara Temática do CUB, criada em abril de 2022 pelo plenário do Conplan, a pedido de conselheiros.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento de Urbano e Habitação (Seduh)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?