Postos têm alta demanda no 1º dia de vacinação de novo grupo etário
Além das pessoas com 67 e 68 anos, a Secretaria de Saúde do DF imuniza profissionais de saúde que agendaram no site da pasta
atualizado
Compartilhar notícia
Com o início da vacinação contra a Covid-19 dos idosos de 67 e 68 anos às 14h desta sexta-feira (26/3), alguns postos da campanha de imunização ficaram lotados nesta tarde. No drive-thru do Parque da Cidade, a fila de carros dava voltas. Além da nova faixa etária, a Secretaria de Saúde do DF vacina, também, profissionais de saúde que agendaram no site da pasta.
Veja vídeo do local:
Para atender à alta demanda, funcionários responsáveis pela aplicação de doses se revezam em turnos. Neuzeli Mesquita, de 67 anos, era um dos que aguardavam ansiosamente por receber a primeira dose. De bicicleta, ele pedalou do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) até o Parque.
“Fui avisado pelas minhas filhas e vim de lá da minha loja. Só ando de bike”, conta. O comércio dele, atualmente, funciona apenas por telefone, devido ao lockdown decretado no Distrito Federal. Apesar de ter chegado bem antes do horário previsto para o início da imunização de sua faixa etária, ele passou mais de uma hora e meia na fila.
O aposentado Ernesto José Augusto de Miranda, 68, foi informado por sua esposa que poderia receber o imunizante ainda nesta sexta. “Cheguei em casa e soube que ia começar às 14h. Corri para cá. Vacina, sim; vacina, já! Mesmo tomando todos os cuidados, ainda precisamos ir a mercados e outros lugares essenciais.”
O posto de imunização instalado no estacionamento do Shopping Iguatemi também apresentava filas quilométricas durante a tarde. Veja vídeo do local:
A UBS II do Cruzeiro também foi outra unidade com filas durante toda a tarde.
Ao contrário do Parque da Cidade e do Iguatemi, o posto do Lúcio Costa, no Guará, apresentou movimento relativamente tranquilo ao longo do dia. O tenente da reserva da Polícia Militar do DF Norival Dias foi o primeiro imunizado do local, considerando a faixa de 67 e 68 anos. “O pesadelo está acabando. Daqui a pouco, todos nós poderemos estar juntos e abraçados”, comemorou.
Ampliação
Idosos com idade entre 67 e 68 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 às 14h desta sexta, após determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB).
A ampliação da campanha foi possível porque o DF recebeu, nesta sexta, 45,8 mil doses de vacinas, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. São 38,8 mil doses da Coronavac e 7 mil da Covishield. A primeira fórmula é produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Já a Covishield é desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.
Dois novos pontos de vacinação contra a Covid-19 começaram a funcionar em Samambaia Sul. Um deles na Administração Regional da cidade e o outro na UBS 7, localizada na Quadra 302. Com os novos postos, o DF passa a ter 50 locais para imunização – 15 deles, no sistema drive-thru.
Documento
Para receber a proteção contra a doença, basta levar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. Caso não tenha o cartão, um novo será emitido. Veja aqui onde ficam os postos.
É importante frisar que quem já teve Covid-19 pode, sim, receber a imunização, desde que passados 30 dias após o desaparecimento dos sintomas. No momento da vacinação, a pessoa não poderá estar doente ou com quadro febril.
Idosos não precisam agendar atendimento. Os pontos funcionarão até as 17h, e os profissionais irão imunizar quem chegar ao local, contanto que tenha 67 anos completos ou mais. A vacinação também se estenderá no fim de semana, em 17 pontos.
Segundo estimativa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o DF tem 17.581 pessoas com 67 anos e 16.470 indivíduos com 68 anos.
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, pede calma à população e garante que há doses para todos do grupo prioritário. “Estamos estendendo a vacinação e alcançando mais pessoas a cada semana. Quem não puder ir hoje, não se preocupe, porque teremos pontos abertos no sábado, domingo e durante a semana”, frisa.
Profissionais de saúde
A capital iniciou, às 8h desta sexta, a imunização de profissionais de saúde da rede privada do DF. Entre os dias 26 e 30 de março, a Secretaria de Saúde irá vacinar 28 mil pessoas que agendaram o serviço. Para quem não conseguiu marcar uma data, a pasta informa que novas vagas serão abertas nos próximos dias.
Também serão contemplados trabalhadores da área da saúde do Instituto Médico Legal (IML) e aqueles com registro nos seguintes conselhos e entidades representativas: biologia, nutrição, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, técnico de radiologia, enfermagem, medicina, odontologia, biomedicina, veterinária, serviço social, farmácia e agentes funerários.
A Secretaria de Saúde recebeu mais de 145.265 nomes de profissionais com registro nesses órgãos. Após uma análise nos dados, a pasta identificou que, desse total, 98.647 ainda não tinham sido vacinados.
A inclusão foi possível após pequeno percentual das remessas de doses dos imunizantes pelo Ministério da Saúde ser destinado para essas novas categorias, desde que a data fosse previamente agendada pelo site da Secretaria de Saúde do DF.
Forças de segurança
Por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), o DF contará com pelo menos 25 categorias profissionais incluídas na lista de prioridades de vacinação. A decisão do chefe do Executivo local beneficia diretamente as pessoas que, por força da atividade, ficam expostas diariamente à infecção pelo novo coronavírus.
Vale frisar que, a depender da Secretaria de Saúde, outros segmentos podem ser incluídos.
Confira quais categorias vão vacinar:
A partir desta sexta-feira (26/3):
- Médicos
- Enfermeiros
- Nutricionistas
- Fisioterapeutas
- Terapeutas ocupacionais
- Biomédicos
- Farmacêuticos
- Odontólogos
- Fonoaudiólogos
- Psicólogos
- Assistentes sociais
- Médicos veterinários
- Técnicos veterinários
- Trabalhadores de consultórios
- Trabalhadores de clínicas
- Trabalhadores de laboratórios
- Profissionais de farmácias
- Agentes funerários
- Servidores do Instituto Médico Legal (IML)
A partir da próxima semana, a depender das remessas da União:
- PCDF
- PMDF
- Corpo de Bombeiros (CBMDF)
- Detran
- Procon-DF
- DF Legal