metropoles.com

Postos do DF vão fechar à noite, aos domingos, e reduzir salários

Decisão foi tomada pelos sindicatos de patrões e funcionários. Empregados poderão ter corte de até 25% na remuneração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial para o Metrópoles
Bomba de posto de combustíveis no DF
1 de 1 Bomba de posto de combustíveis no DF - Foto: Andre Borges/Especial para o Metrópoles

Postos de combustíveis do Distrito Federal vão operar em horário especial em função da pandemia de coronavírus. O novo cronograma de funcionamento dos estabelecimentos passa a valer a partir desta terça-feira (24/03).

A decisão partiu de acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do DF (Sindicombustíveis) e o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sinpospetro).

No encontro, as entidades decidiram que os postos da capital, agora, funcionarão das 7h às 19h, de segunda a sábado. O acordo prevê que os estabelecimentos fechem aos domingos e feriados.

O novo cronograma é válido pelos próximos 120 dias. Entre outras medidas, os sindicatos também decidiram que os proprietários de postos poderão reduzir em até 25% o salário dos empregados durante o período, desde que haja, também, redução na jornada de trabalho dos trabalhadores.

Foi autorizada, também, a adoção de férias coletivas ou individuais aos frentistas que fizerem parte do chamado grupo de risco da Covid-19.

A pandemia de coronavírus fez os postos de gasolina do Distrito Federal perderem clientes. E, consequentemente, os preços começaram a cair. Nesta segunda-feira (23/03) foi possível encontrar o combustível sendo vendido a partir de R$ 3,98, nos postos JP (Taguatinga), Quality Combustíveis (Ceilândia) e Brasal Combustíveis (SIA).

Quarentena

A atividade comercial é uma das poucas autorizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) a funcionar durante o período de quarentena.

Em decreto publicado na última semana, o Executivo local estabeleceu que permaneçam funcionando as seguintes atividades: clínicas médicas, laboratórios, farmácias, supermercados e lojas de materiais de construção, de produtos para casas atacadistas e varejistas, minimercados, mercearias, padarias, açougues, peixarias e operações de delivery.

Atualmente, o DF tem 135 casos de coronavírus confirmados e 3.631 em investigação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?