Postos de vacinação registram falta de doses contra dengue nesta 6ª
Reportagem recebeu relatos de falta de vacinas contra a dengue, na tarde desta sexta-feira (19/4), em postos do Plano Piloto e do Guará
atualizado
Compartilhar notícia
Com a ampliação da faixa etária do público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue, diversas famílias do Distrito Federal levaram crianças e adolescentes aos postos de saúde nesta sexta-feira (19/4). No entanto, por falta de doses, parte deles voltaram para casa sem vacina no braço, mesmo após aguardarem por horas em filas nos pontos de imunização.
O Metrópoles recebeu informações sobre falta de doses em postos de vacinação no Plano Piloto e no Guará. As vacinas estão disponíveis para pessoas de 6 a 16 anos desde quinta-feira (18/4), por orientação do Ministério da Saúde, para evitar a perda de lotes cuja validade está prestes a expirar. A expansão da faixa etária vale até o fim do estoque.
Após passar por postos de saúde do Plano Piloto e não conseguir atendimento para o filho João Lucas, 8 anos, Carolina Gomes, 32, teve de voltar para casa. “Estou decepcionada. Como disseram que, quando acabasse o estoque, voltariam a atender a faixa etária anterior, de 10 a 14 anos, deveriam ter organizado e dado preferência para quem tem de 6 a 9 anos e de 15 a 16 anos”, criticou.
O mesmo aconteceu com a aposentada Francis Rouri, 75, que levou o sobrinho-neto Miguel Rouri, 9, para se vacinar, mas não conseguiu a primeira dose do imunizante para o menino. “Não tem vacina. A população é mal orientada e os serviços não funcionam direito; você sai de casa e não tem vacina. Depois, voltam para o público-alvo da faixa etária anterior, e ele não pode mais. É uma falta de respeito”, reclamou.
A técnica de enfermagem Janaína de Aquino Arjones, 31, não conseguiu vacina para a filha Lis de Aquino no posto do Guará, mas teve sorte de encontrar na Asa Sul. “Quando cheguei, fui para a fila, e me disseram que havia as últimas doses”, contou. Para ela, o episódio acendeu um alerta sobre a necessidade de um planejamento melhor das campanhas de vacinação na capital federal.
Demanda maior
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde (SES-DF) informou que empenhou as equipes no reabastecimento dos postos com doses disponíveis.
Leia a nota completa:
“A Secretaria de Saúde informa que a alta demanda se deu em função da ampliação do público para a vacinação de dengue. É importante ressaltar que a SES-DF segue empenhada em atender a todos que procuram a vacina e segue realizando a aplicação de acordo com a disponibilidade do imunizante.
A Secretaria de Saúde informa, ainda, que os postos que têm doses da vacina contra a dengue têm sido atualizados constantemente no site da pasta. Pais e responsáveis que tenham interesse em vacinar os filhos podem conferir a lista de postos aonde levá-los.
A vacinação continua hoje [sexta-feira], para o público de 6 a 16 anos, até a finalização dos estoques. O boletim de vacinação da dengue é semanal, e a previsão é que o próximo saia na próxima segunda-feira [22/4]. Segundo dados da Codeplan [Companhia de Planejamento do Distrito Federal], a população de 10 a 14 anos [na capital do país] é de 190 mil pessoas. Já a população de 6 a 16 anos é de 440 mil.
Os pontos de vacinação o fim de semana serão atualizados em breve, no site da pasta.”