metropoles.com

Postos de vacinação contra Covid-19 começam a semana sem fila no DF

De acordo com o cronograma, a segunda etapa da imunização, que começa hoje, pode ser realizada de 14 a 28 dias depois da aplicação inicial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Vacinação Asa Norte
1 de 1 Vacinação Asa Norte - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

A vacinação contra a Covid-19 de idosos acima de 80 anos no Distrito Federal continua nesta segunda-feira (8/2). A Secretaria de Saúde recebeu, no domingo (7/2), nova remessa de doses da vacina Coronavac contra Covid-19. Dessa forma, a segunda dose da vacina contra o coronavírus começa a ser aplicada nos primeiros imunizados na campanha, iniciada em 19 de janeiro. De acordo com o cronograma, a segunda etapa pode ser realizada de 14 a 28 dias depois da aplicação inicial.

Com a chegada, o DF decidiu que manterá a 1ª dose para grupos prioritários, nos postos já divulgados pela pasta, enquanto não estende a vacinação para a próxima faixa etária, idosos entre 75 e 79 anos.

Diferentemente dos primeiros dias da imunização, o cenário reserva tranquilidade para quem resolveu esperar um pouco mais para receber a dose. Os locais não apresentam filas para a imunização, como confirmou o Metrópoles.

Veja fotos:
4 imagens
Vacinação no DF
1 de 4

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
2 de 4

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
3 de 4

Vacinação no DF

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
4 de 4

Na Unidade Básica de Saúde (UBS 2) da Asa Norte, não há filas. Desde as 8h, as pessoas que chegam para se vacinar conseguem tomar a dose sem espera nem maiores transtornos.

Segundo funcionários do posto, apenas o grupo consegue receber a vacina no local. Não há informações sobre autorização para aplicar as segundas doses nos servidores da Saúde que serão imunizados nos próprios hospitais onde estão lotados.

A filha de Ermelinda Gonçalves, 93 anos, Maria Inês Gonçalves, 60, compareceu a unidade para tirar uma dúvida e aprovou a recepção.

“Não viemos vacinar mamãe na última semana porque estávamos esperando a autorização do médico. Eu achava que encontraria o posto lotado e com filas. Cheguei aqui e não há nem espera. Vou trazê-la. Valeu a pena esperar um pouquinho para ela não enfrentar a fila”, disse a empresária.

Candangolândia

Na UBS nº 1 da Candangolândia, nesta manhã, não havia ninguém à espera da vacinação. As cadeiras para organizar a fila ficaram vazias.

Segundo informações dos funcionários do local, profissionais de saúde, eles devem tomar a segunda dose a partir do dia 15, quando completa 28 dias depois da primeira aplicação. O prazo foi estipulado para não aglomerar com os grupos que estão sendo vacinados simultaneamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?