Postos de vacinação contra Covid-19 começam a semana sem fila no DF
De acordo com o cronograma, a segunda etapa da imunização, que começa hoje, pode ser realizada de 14 a 28 dias depois da aplicação inicial
atualizado
Compartilhar notícia
A vacinação contra a Covid-19 de idosos acima de 80 anos no Distrito Federal continua nesta segunda-feira (8/2). A Secretaria de Saúde recebeu, no domingo (7/2), nova remessa de doses da vacina Coronavac contra Covid-19. Dessa forma, a segunda dose da vacina contra o coronavírus começa a ser aplicada nos primeiros imunizados na campanha, iniciada em 19 de janeiro. De acordo com o cronograma, a segunda etapa pode ser realizada de 14 a 28 dias depois da aplicação inicial.
Com a chegada, o DF decidiu que manterá a 1ª dose para grupos prioritários, nos postos já divulgados pela pasta, enquanto não estende a vacinação para a próxima faixa etária, idosos entre 75 e 79 anos.
Diferentemente dos primeiros dias da imunização, o cenário reserva tranquilidade para quem resolveu esperar um pouco mais para receber a dose. Os locais não apresentam filas para a imunização, como confirmou o Metrópoles.
Veja fotos:
Na Unidade Básica de Saúde (UBS 2) da Asa Norte, não há filas. Desde as 8h, as pessoas que chegam para se vacinar conseguem tomar a dose sem espera nem maiores transtornos.
Segundo funcionários do posto, apenas o grupo consegue receber a vacina no local. Não há informações sobre autorização para aplicar as segundas doses nos servidores da Saúde que serão imunizados nos próprios hospitais onde estão lotados.
A filha de Ermelinda Gonçalves, 93 anos, Maria Inês Gonçalves, 60, compareceu a unidade para tirar uma dúvida e aprovou a recepção.
“Não viemos vacinar mamãe na última semana porque estávamos esperando a autorização do médico. Eu achava que encontraria o posto lotado e com filas. Cheguei aqui e não há nem espera. Vou trazê-la. Valeu a pena esperar um pouquinho para ela não enfrentar a fila”, disse a empresária.
Candangolândia
Na UBS nº 1 da Candangolândia, nesta manhã, não havia ninguém à espera da vacinação. As cadeiras para organizar a fila ficaram vazias.
Segundo informações dos funcionários do local, profissionais de saúde, eles devem tomar a segunda dose a partir do dia 15, quando completa 28 dias depois da primeira aplicação. O prazo foi estipulado para não aglomerar com os grupos que estão sendo vacinados simultaneamente.