metropoles.com

“Posse será imediata”, diz Prudente, sobre suplente de distrital cassado

Câmara Legislativa aguarda notificação do TRE-DF sobre cassação de mandato do distrital José Gomes e diplomação de Luzia de Paula para vaga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
José Gomes
1 de 1 José Gomes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai nomear a suplente do deputado cassado José Gomes (PSB), a ex-distrital Luzia de Paula (PSB), imediatamente depois da diplomação da parlamentar pela Justiça Eleitoral.

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), aguarda a notificação do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) para o afastamento de Gomes, cassado por abuso de poder econômico nas eleições 2018.

“Diplomado o novo deputado, a posse será imediata”, afirmou Prudente. José Gomes teve o mandato cassado no TRE. Recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a Corte manteve a cassação.

Segundo o presidente do TRE-DF, desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, o afastamento será determinado antes do trânsito em julgado do caso. O acórdão do TSE já está nas mãos da Corte eleitoral brasiliense.

“O TRE-DF foi comunicado da decisão do colendo TSE sobre a cassação do deputado José Gomes. Tão logo tome conhecimento do inteiro teor do acórdão tomará as providências pertinentes, de acordo com a legislação eleitoral vigente”, esclareceu o presidente da Corte Eleitoral do DF.

Deputados distritais da base, oposição e independentes evitam comentar o caso de José Gomes. Em conversa reservada, muitos elogiam o parlamentar, por ser uma pessoa amistosa na vida legislativa.

Luzia de Paula

A primeira suplente de José Gomes é a ex-deputada distrital Luzia de Paula (PSB). Caso a Justiça Eleitoral chancele o afastamento, ela pretende assumir a vaga na CLDF.

“Vou seguir o que for definido pela Justiça Eleitoral”, reforçou. Luzia tem fortes raízes políticas em Ceilândia e na área de assistência social.

Caso volte para a CLDF, Luzia ainda não definiu se será governo, oposição ou independente. Promete tomar decisões ouvindo suas bases políticas e o seu partido. “Estarei ao lado da população”, concluiu.

Telma Rufino

A ex-deputada e atual administradora de Arniqueira, Telma Rufino, poderia entrar na vaga de José Gomes, caso a Justiça Eleitoral anulasse os votos obtidos por ele na eleição de 2018. Mas o processo julgado não trata do tema.

Por enquanto, Telma está preocupada com a regularização de Arniqueira e em levar obras de infraestrutura para a região. A administradora enfatiza que não é parte no processo de José Gomes e “não tem em que se manifestar”.

3 imagens
Luzia de Paula é a primeira suplente de José Gomes e pretende assumir a vaga na CLDF
Telma Rufino poderia assumir a vaga de Gomes, caso a sentença anulasse os votos na eleição de 2018. Isso não ocorreu e dependeria de novo processo judicial
1 de 3

CLDF convoca José Gomes para reassumir mandato

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Luzia de Paula é a primeira suplente de José Gomes e pretende assumir a vaga na CLDF

Leonardo Arruda/Esp. Metrópoles
3 de 3

Telma Rufino poderia assumir a vaga de Gomes, caso a sentença anulasse os votos na eleição de 2018. Isso não ocorreu e dependeria de novo processo judicial

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Recurso

José Gomes foi denunciado por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2018. Conforme a denúncia, ele teria coagido funcionários em busca de votos na disputa eleitoral.

O Metrópoles procurou José Gomes para comentar o caso, mas ele preferiu não se manifestar. A defesa do distrital disse que recorrerá da decisão do TSE no Supremo Tribunal Federal (STF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?