Posse de Lula: petista do Pará está desde 17/12 no DF aguardando festa
Robson Messias tem a tradição de acompanhar toda posse presidencial do PT e fazer contagem regressiva na Esplanada dos Ministérios
atualizado
Compartilhar notícia
Robson Messias, 53 anos, diz ter sido o primeiro apoiador a chegar à capital federal para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Morador de Bom Jesus do Tocantins, no Pará, o produtor cultural percorreu quase 1.500 km e chegou a Brasília em 17 de dezembro especialmente para aguardar a festa.
Desde então, está na Esplanada dos Ministérios em contagem regressiva para a volta de Lula ao poder. Segundo Robson, a chegada para o evento é uma tradição. Desde 2002, ele esteve presente em todas as cinco posses do PT.
“Chego sempre faltando 13 dias [para a posse]. Em 2002, vim sozinho, de carona do Pará. Em 2004, vim mais a vontade, já que era vereador da minha cidade. Mas, em 2006, perdi a eleição e vim de fusca para a posse da Dilma. Em 2009, voltei, mas, dessa vez, de ônibus. Agora, estou aqui de novo. Cheguei dia 17, montei aqui o acampamento e estamos na Esplanada”, disse.
Neste sábado (24/12), Robson conta com o apoio de outros petistas e apoiadores de Lula. “Já ganhamos algumas coisas para a ceia”. “Toda hora chega um companheiro, nos cumprimenta, faz foto”, comenta.
Por segurança, Robson e os colegas de acampamento dormem em hotéis do Distrito Federal. “Hoje, por segurança, a gente dorme em outros lugares, mesmo com a barraca montada na Esplanada. E o Natal vai ser aqui mesmo, onde eu estou e com as pessoas que moram por perto”, avalia.
Veja fotos de Robson:
Posse de Lula
No dia 1º de janeiro de 2023, milhares de pessoas se reunirão no centro de Brasília para acompanhar a cerimônia de posse de Lula para o terceiro mandato como presidente da República.
Organizadores do evento estimam que entre 100 mil e 150 mil pessoas devem ir à capital federal para o evento. O público pode ser maior do que o da posse de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, que contou com 115 mil espectadores. Além da solenidade oficial, a equipe prepara o Festival do Futuro, uma festa com a presença de mais de 20 artistas e dois palcos.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) prevê que os estabelecimentos da categoria tenham ocupação de 90% em dezembro. Alguns hotéis da capital federal já estão sem vagas para o dia 1º de janeiro.
Conforme noticiou o Blog do Noblat, do Metrópoles, Lula e a futura primeira-dama, Janja da Silva, vão desfilar em um carro aberto, um Rolls-Royce, pela Esplanada dos Ministérios. Ficou decidido que Geraldo Alckmin (PSDB), vice-presidente eleito, e a esposa dele, Lu Alckmin, vão desfilar logo atrás, em um carro semelhante.
A previsão é que os veículos saiam da Catedral às 14h30. Depois, Lula e Alckmin vão para o Congresso, onde subirão a rampa e tomarão posse em uma sessão na Câmara.
O Congresso Nacional divulgou, na quinta-feira (15/12), o roteiro para a sessão, que terá início às 15h. O documento define horários para a chegada dos empossados, dos chefes de Estado (até o momento, são 17 líderes internacionais confirmados), das autoridades e dos convidados.