metropoles.com

Porteiro é preso por manter em cativeiro ave ameaçada de extinção

Suspeito e a esposa dele ainda tentaram dificultar buscas da Polícia Civil pelo animal. Caso ocorreu na Asa Norte, nessa 6ª feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
pcdf ave silvestre
1 de 1 pcdf ave silvestre - Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um porteiro de 43 anos, nessa sexta-feira (10/5), por manter uma ave silvestre em cativeiro e tentar impedir a fiscalização do poder público. A ocorrência se passou na 212 Norte, conduzida por uma equipe da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA).

Os investigadores chegaram ao endereço após receberem denúncia anônima de que o porteiro teria instalado armadilhas para capturar aves silvestres. Após identificarem o suspeito, os policiais da DRCA fizeram buscas no imóvel dele.

Durante a inspeção, a equipe encontrou uma ave passeriforme coleirinho, da família Thraupidae, também conhecida como coleiro, coleirinha ou papa-capim. A espécie está ameaçada de extinção.

Antes da chegada dos policiais ao imóvel, porém, a esposa do porteiro foi à residência do casal e liberou a ave da gaiola, a fim de evitar a apreensão do animal.

O porteiro acabou autuado por dificultar ação fiscalizadora de questões ambientais. Caso condenado, ele pode receber pena de um a três anos, além de multa. A esposa do suspeito foi identificada e indiciada pelas mesmas infrações.

O casal também está sujeito a pagar multa estabelecida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), cujo valor varia de R$ 50 a R$ 50 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?