metropoles.com

Por falta de pessoal, Sinpol-DF protesta contra criação de delegacia para reprimir crimes de intolerância

Manifestação será na quinta-feira (21/1). Data foi escolhida por coincidir com a solenidade em que Rollemberg assinará o decreto que cria a nova unidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Toninho Tavares/Agência Brasília
fogo em terreiro
1 de 1 fogo em terreiro - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Os policiais civis do Distrito Federal vão fazer uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti, na quinta-feira (21/01), para questionar a criação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra pessoa Idosa e de Intolerância. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), a categoria enfrenta uma grave grise de recursos humanos e seria impossível realocar servidores para essa nova unidade.

A data foi escolhida por coincidir com a solenidade em que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) assinará o decreto que cria a nova delegacia. O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, destaca que o sindicato repudia os crimes contra idosos e de intolerância religiosa, mas que não há efetivo suficiente para a construção de novos prédios.

Estamos com uma defasagem de até 50% no quadro atual. É inadmissível a criação de novos espaços e não ter pessoas para trabalhar. Precisamos fortalecer as sessões de investigação que já existem.

Presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco

“Essa manifestação é mais uma brutalidade. É mais um ato de intolerância”, lamenta a Mãe Baiana, que comanda a casa de candomblé Ile Axe Oya Bagan. O terreiro dela foi incendiado em 27 de dezembro do ano passado. Todos os santos foram queimados e o barracão ficou destruído.

Segundo o sindicato, há cerca de 4 mil cargos vagos na Polícia Civil atualmente. São 430 aprovados no último concurso que ainda aguardam a convocação: “Neste ano, cerca de 500 policiais se aposentaram. Para o próximo ano, a previsão é de pelo menos mais 500 novas aposentadorias. O atual governo deu posse para apenas 48 novos policiais. Cerca de 430 aprovados no concurso de 2013 já concluíram o curso da Academia de Polícia Civil e já estão aptos a começarem o trabalho imediatamente. A governança do GDF impede sua contratação alegando a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Apesar do déficit de policiais indicado por Franco, o governador garantiu que a criação da unidade estava entre as medidas a serem tomadas no combate à intolerância religiosa no DF.

Um artigo no site do Sinpol, publicado em dezembro do ano passado, informava que o efetivo atual não é suficiente nem para manter os plantões nas delegacias. “Delegacias circunscricionais têm mantido seus plantões de 24 horas com apenas três ou quatro policias. Entre as consequências, estão a sobrecarga de trabalho, adoecimento dos agentes e atendimento precário. Também há reflexos na demora de um simples registro de ocorrência e, o pior, o atraso no início das investigações e prisão dos criminosos”, afirma o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?