Por falta de insumos e Covid-19, transplantes de medula são suspensos no DF
Pacientes estão sendo encaminhados pela Secretaria de Saúde para realizar procedimentos em outras unidades da Federação
atualizado
Compartilhar notícia
Estão suspensos os transplantes de medula óssea realizados no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). A interrupção, temporária, se deve à falta de insumos e devido ao atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Segundo o ICDF, os transplantes entre pacientes de famílias diferentes, alogênico não aparentado, foi interrompido por falta de insumos e pela necessidade de espaço reservado para tratamento de cardiopatas e transplantados com Covid-19.
No caso dos pacientes da mesma família, alogênico aparentado, a unidade precisou ser convertida em local para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Por outro lado, os transplantes em que o paciente doa para si mesmo, os autólogos, seguem normalmente. Inicialmente, o instituto espera retomar os procedimentos até o final de agosto.
Entre janeiro e julho de 2020, o ICDF realizou 24 transplantes de medula óssea. O instituto é a única unidade habilitada para realização desse tipo de procedimento na rede pública do DF.
Outro lado
Segundo a Secretaria de Saúde, em janeiro, o ICDF informou que estava com dificuldades em adquirir alguns insumos e custear procedimentos necessários ao transplante de medula óssea alogênico.
De acordo com a pasta, pacientes com os transplantes agendados foram atendidos até abril. Como não tem outra opção, a pasta está encaminhando os pacientes alogênicos para serem submetidos ao procedimento em outras unidades da Federação.