metropoles.com

Por falta de insumos, diretor teme bloqueio de serviços no HBDF

Segundo denúncia, déficit de recursos pode comprometer tratamento de pacientes oncológicos, renais crônicos e infectados por Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
HBDF
1 de 1 HBDF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A falta de insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs) ameaça interromper tratamentos no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), declarou o diretor clínico do hospital, o médico Weldson Muniz Pereira; Pacientes com câncer, doenças renais, hemopatias, transplantados e vítimas de complicações da Covid-19 correm risco de ficar sem atendimento. A instituição cogitaria o bloqueio de serviços.

Weldson denunciou o déficit de recursos para o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) nesta quinta-feira (27/5). Segundo o gestor, a direção do Base estuda, inclusive, bloquear temporariamente serviços inviabilizados pela carência de insumos e EPIs.

Segundo a denúncia, o déficit de recursos compromete a qualidade do tratamento dos pacientes. Por outro lado, os profissionais de saúde ficam expostos a infecções e doenças durante o atendimento. O diretor não concorda com a proposta de bloqueio de serviços.

“O entendimento por parte dessa Diretoria Clínica é de que se trata de medida apartada da função precípua do HBDF, considerando que essa é a única unidade de saúde para pacientes oncológicos, renais crônicos, hemopatias, transplantados, lesões oftalmológicas, politrauma, dentre tantos outras, somadas as complicações advindas da COVID-19”, denuncia o médico, em documento encaminhado ao SindMédico.

Gravíssima

O presidente do SinMédico, Gutemberg Fialho, afirma que a situação é gravíssima. “O Hospital de Base é o hospital terciário da rede pública e o principal da região. Então, estamos falando da ameaça de fecharem serviços que são essenciais à população”, alertou.

Para Gutemberg, a situação demonstra falta de responsabilidade na gestão dos recursos públicos. O Hospital de Base é gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). Para o presidente do SindMédico, o atendimento aos pacientes não poder ser bloqueado e é preciso encontrar soluções com urgência.

Leia a denuncia completa:

Denuncia – HBDF by Metropoles on Scribd

“O próprio diretor denuncia a falta de EPIs. Veja a que ponto chegamos”, alertou. Neste sentido, o sindicato busca uma reunião de emergência com participação do Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF) e ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e do próprio Iges-DF.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com o Iges-DF sobre a questão. O espaço está aberto caso a instituição queria se manifestar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?