Por “erro no sistema”, estudantes são impedidos de fazer o Enem Digital em Taguatinga
Muitos candidatos voltaram para casa sem saber quando, de fato, poderão realizar a prova
atualizado
Compartilhar notícia
Os candidatos do Enem deste domingo (31/1) – realizado pela primeira vez em formato digital – que prestaram a prova na Universidade Católica de Brasília (UCB), campus de Taguatinga, foram dispensados depois de duas horas de espera após um “erro no sistema”.
Segundo relatos, o problema aconteceu em duas das salas de aplicação da universidade. Segundo a estudante Paula Silva, 18 anos, os concorrentes não foram bem informados sobre a falha.
“A coordenadora entrou na sala às 15h30 e falou que não teria a prova. Explicou que deu um problema nos computadores, mas não falou qual exatamente. Ficamos duas horas sentados sem nenhuma informação”, protestou.
Questionada, a Universidade Católica de Brasília (UCB) informou que a instituição não teve nenhuma responsabilidade sobre o atraso na aplicação das provas do Enem Digital.
Ainda de acordo com a universidade, o Inep informou que o problema ocorreu devido a uma falha técnica no servidor da banca organizadora Cesgranrio.
“Dessa forma, conforme orientação da Cesgranrio, os estudantes foram dispensados uma vez que o atraso iria prejudicar a resolução da prova”, afirmou a UCB.
Em entrevista coletiva nesse domingo, o diretor de tecnologia e disseminação de informações educacionais do Inep, Camilo Mussi, disse que houve problemas em um servidor que fazia distribuição das provas.
“Alguns computadores não receberam a prova a tempo, às 13h30, para iniciar a prova. Todos os computadores receberam a prova depois de uma hora de iniciada, ou seja, conseguimos baixar as provas em todos os computadores. Gostaríamos que todos tivessem começado às 13h30, não foi possível e alguns participantes pelo tempo foram embora e terão direito a reaplicação”, informou.