Por coronavírus, maçonaria recomenda suspender sessões no DF
Grande Oriente regional entende que a medida ajudará a preservar a saúde dos obreiros que atuam na sociedade secreta
atualizado
Compartilhar notícia
Autoridade máxima da maçonaria local, o Grande Oriente do Distrito Federal decidiu recomendar às lojas jurisdicionadas em Brasília e regiões administrativa para que suspendam as sessões ritualísticas e solenidades agendadas com a previsão de mais de 100 pessoas. A medida foi assinada nesta segunda-feira (16/03) pelo grã0-mestre Reginaldo Gusmão de Albuquerque e visa “salvaguardar a saúde de seus obreiros”.
No texto, o comando da sociedade secreta orienta que sejam evitados “ósculos, abraços e apertos de mão”, além de sugerir uso de copos e talheres descartáveis e também a higienização das mãos durante os encontros oficiais.
“Em face do exposto, o GODF recomenda às Lojas Jurisdicionadas medidas cautelares que visem preservar a saúde dos Obreiros, inclusive, se necessário, a suspensão das sessões ritualísticas e de solenidades, estas com previsão de não ultrapassar o número de 100 pessoas”, registra a nota.
O Grande Oriente do DF orienta, contudo, que cada loja “deve ter autonomia para decidir, com os obreiros do quadro, se suspende os trabalhos até, por exemplo, o prazo estabelecido pelo Governo do Distrito Federal”.
“Nesse sentido, comunico que o GODF está cancelando os eventos previstos para março, constantes no calendário das atividades do GODF do ano de 2020, de conhecimento de todas as Lojas da jurisdição. Que o Grande arquiteto do Universo oriente a todos e ilumine aqueles que estão em busca de cura para a enfermidade que atormenta a a humanidade neste momento”, finaliza.
Veja a nota:
Medidas preventivas
Na noite do último domingo (15/03), o Palácio do Buriti publicou um novo decreto para ampliar a suspensão das atividades por 15 dias em academias de esporte de todas as modalidades e em museus, devido à pandemia do coronavírus.
A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) ficará responsável por fiscalizar e poderá atuar junto às forças policiais. Portanto, caso haja desrespeito à determinação, o estabelecimento poderá ser forçado a fechar as portas.
No sábado (14/03), o GDF impôs a suspensão, pela próxima quinzena, de eventos de qualquer natureza que exijam licença estatal, com público superior a 100 pessoas e atividades coletivas de cinema e teatro. Também ficam interrompidas, pelos próximos 15 dias, aulas nas escolas da capital do país.