População vai acompanhar projetos de lei da CLDF na tela do celular
Câmara Legislativa lançou o Processo Legislativo Eletrônico (PLE) nesta quinta-feira, ferramenta vai permitir serviço de notificação
atualizado
Compartilhar notícia
A população poderá acompanhar passo a passo o trabalho da Câmara Legislativa (CLDF) pelo Processo Legislativo Eletrônico (PLE). A plataforma foi lançada nesta quinta-feira (19/11).
A tecnologia foi desenvolvida pela Terceira Secretaria da Casa, conduzida pela deputada distrital Jaqueline Silva (PTB). No lançamento, a parlamentar destacou o empenho dos servidores da CLDF.
“Essa Casa é do povo. É fundamental que o processo seja de fato transparente”, pontuou Jaqueline. Pela plataforma virtual, todo processo será digital. Desta forma, o Legislativo local poderá zerar os gastos com papel.
A migração será gradual, com o PLE 100% instalado em 1º de janeiro de 2021. A comunidade poderá acompanhar a tramitação dos projetos pelo celular, ou seja, das votações nas comissões até o plenário.
A tecnologia vai permitir o uso de uma sistema de notificação. Isso significa que o usuário poderá receber avisos sobre cada mudança na tramitação do projeto.
O vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), acrescentou que o sistema estará disponível para o Governo do Distrito Federal (GDF). Isso dará mais velocidade nas tramitações.
A digitalização começou a partir da implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A transição começou com um convênio firmado com o Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4).
A CLDF lançou, recentemente, um novo site. E os distritais planejam colocar no ar uma página para detalhar os gastos com a verba indenizatória.