metropoles.com

População em situação de rua recebe dose de reforço contra Covid no DF

Ação intersetorial ocorre com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Foram aplicadas 55 vacinas nessa quarta-feira (5/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópóles
Ação para vacinar população de rua em São Paulo
1 de 1 Ação para vacinar população de rua em São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópóles

A aplicação de doses de reforço de vacinas contra Covid-19 para pessoas em situação de rua foi intensificada no Distrito Federal. A primeira ação intersetorial ocorreu nessa quarta-feira (5/1) no Centro Pop da Asa Sul, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) especializada no atendimento a esse público.

Somente ontem, a iniciativa resultou na aplicação de 55 vacinas. Mais atividades do tipo devem ocorrer nas próximas semanas.

“É uma ação para chegar até essas pessoas. Elas, geralmente, só procuram a rede de saúde quando estão em situação mais grave e também não têm informações de onde há a vacina. Aqui no Centro Pop é um espaço onde eles já buscam normalmente”, explicou o enfermeiro Rodrigo Silva, que integra a equipe do consultório na rua da Secretaria de Saúde.

A vacinação também conta com o apoio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), desenvolvido pela Sedes em parceria com o Instituto Ipês, que levou pessoas em situação de rua para a vacinação.

É o caso de Ana Paula Sousa. Ela foi até o Centro Pop almoçar e atualizou a carteira de vacinação. “Protege e previne muitas coisas. Para, caso pegue o vírus, ele não venha mais forte”, disse. “Eu escolhi me vacinar para me proteger dessa doença, que está muito intensa e não acabou ainda”, completou Adeilson Rodrigues, que foi ao Centro Pop fazer cadastro para programas sociais.

A campanha de vacinação da população em situação de rua teve como prioridade o uso do imunizante da Janssen. A maioria dos vacinados do Centro Pop recebeu o reforço dessa vacina, porém havia disponibilidade dos imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech para quem iniciou o esquema vacinal com outro imunizante, precisava receber a segunda dose ou recebeu a primeira dose apenas hoje.

Entenda como as vacinas funcionam no organismo:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Um dos desafios da equipe da Secretaria de Saúde é identificar a história vacinal de cada cidadão atendido no Centro Pop, pois muitos não têm mais o cartão de vacina, não lembram qual imunizante receberam ou estavam sem a documentação completa.

“A gente procura no sistema, faz busca no e-SUS, no TrackCare e no sistema da Sedes. Tudo para essa pessoa ter acesso à vacinação”, afirmou a psicóloga Fernanda Botelho, da Secretaria de Saúde e responsável pelo acolhimento. O segundo desafio é o esclarecimento. “A gente informa o básico, o que é a vacina. Minimizamos os receios e as dúvidas. Reforçamos a necessidade do autocuidado”, finalizou a psicóloga.

Com informações da Secretaria de Saúde

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?