metropoles.com

População de 30 a 39 anos foi a que menos tomou vacina contra a Covid no DF

Pasta fará nova convocação. Atualmente, 25% desse público está sem qualquer proteção contra a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos
1 de 1 Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos - Foto: Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia

A população de 30 a 39 anos foi a que menos se vacinou contra a Covid-19 no Distrito Federal. Dados do vacinômetro da Secretaria de Saúde apontam que, neste grupo, 25% das pessoas ainda não tomaram sequer a primeira dose de algum dos imunizantes disponíveis. Todas as outras faixas etárias apresentam percentual maior, aproximando-se ou ultrapassando 80% de protegidos ao menos com a D1.

Na página da Saúde local, é possível observar que a faixa de 30 a 34 anos tem o percentual de 73,45% e a faixa de 35 a 39 anos, de 75,05%. Todas as outras apresentam percentuais maiores, até os de adolescentes de 18 e 19 anos, que iniciaram a vacinação recentemente.

Somente adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não estão sendo vacinados em sua totalidade têm percentual menor de D1. Veja gráfico: 

vacinação 30 a 39 anos no DF

Para a infectologista Ana Helena Germoglio, o risco da falta de imunização em pessoas dessa faixa etária é grave, aumenta o risco de contaminação da Covid-19 e piora mais a situação devido à variante Delta.

“Essas pessoas são a população economicamente ativa e quanto mais eles circularem sem imunização, maior a probabilidade de contaminação. Se é o menos protegido que mais circula, mas difícil será ele se proteger da doença e de cessar o ciclo de contaminação”, afirmou a especialista.

Convocação

Como não há motivo explícito para que essas pessoas não tenham procurado aos postos de saúde, a Secretaria de Saúde anunciou que fará uma nova convocação mirando exclusivamente aqueles dentro dessa faixa etária após finalizar a vacinação dos jovens entre 12 e 17 anos.

“Vamos fazer uma busca ativa a posteriori em redes, feiras, rodoviárias… A nossa expectativa é trabalharmos mais o caráter publicitário e chamamento até porque dentro desta expectativa é muito difícil identificar se quem não se vacinou aqui no DF, se vacinou em outro lugar ou não quis”,  comenta o subsecretário de vigilância à saúde, Divino Valero.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?