metropoles.com

Pontos de vacinação no DF serão ampliados para quadras e escolas, diz Osnei Okumoto

O objetivo, de acordo com o secretário de Saúde, é evitar tumultos e aglomerações nas próximas etapas da imunização contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Caio Barbieri Entrevista Osnei Okumoto
1 de 1 Caio Barbieri Entrevista Osnei Okumoto - Foto: Metrópoles

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, afirmou, em entrevista ao Metrópoles, que a pasta irá ampliar o número de pontos de vacinação contra a Covid-19. O objetivo, de acordo com ele, é dar maior fluidez ao atendimento e evitar tumultos e aglomerações.

“Nas próximas vacinações vamos expandir para praças, quadras de esportes cobertas e escolas. Estamos trabalhando nisso para que a gente tenha lugares maiores e uma fluidez maior no atendimento”, afirmou.

Para o secretário, os tumultos registrados nos primeiros dias da imunização dos idosos com mais de 80 anos foi resultado de “uma avalanche de pessoas”. “Em dois dias e meio conseguimos vacinar o que a gente vacinaria em duas semanas. Nossa equipe estava preparada, atendeu a população.”

Okumoto afirmou que outra medida a ser adotada pela pasta é o lançamento de um sistema de agendamento, por meio do site da Secretaria de Saúde, para idosos que não podem se locomover até os pontos de vacinação.

De acordo com Okumoto, o Governo do Distrito Federal (GDF) espera disponibilizar, até a próxima terça-feira (9/2), vacinas para idosos de 75 a 79 anos. A ampliação da imunização depende, segundo ele, da chegada de 60 mil doses da CoronaVac.

Não há datas, no entanto, para o início da vacinação de outras fatias do grupo definido como prioritário. “Não sabemos quando o Ministério da Saúde fará as novas entregas. Depende muito da produção das vacinas”, explicou.

Para Okumoto, os imunizantes chegarão mais rápido após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de simplificar as regras para a aprovação de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19. “Vai ficar mais fácil vacinar todas as etapas”, afirmou.

Hospital da Criança
Como mostrou o Metrópoles, apesar da promessa de imunização para todos os trabalhadores da Saúde do Distrito Federal, funcionários do Hospital da Criança de Brasília (HCB) não receberam as vacinas. Na entrevista, Okumoto afirmou que os servidores estão no planejamento da pasta.

“Só que o número de pessoas que foi encaminhado pelo Hospital da Criança era um número muito grande. E a gente tem que fazer um trabalho de depuração da lista para poder fazer o atendimento. Nós somos fiscalizados pelo Ministério Público a todo momento e temos que ser justos na questão da vacinação das pessoas que realmente estão dentro do grupo prioritário”, disse.

Falso Negativo
Okumoto reassumiu o cargo de secretário de Saúde após integrantes da cúpula da pasta, incluindo o então secretário de Saúde Francisco Araújo, serem presos no âmbito da Operação Falso Negativo. A investigação apura fraudes na compra de testes rápidos para a detecção da Covid-19.

Ao Metrópoles, ele afirmou que “todos os processos em andamento foram cancelados, principalmente os que estavam em dispensa de licitação”. “Trocamos o staff principal, os secretários-adjuntos e os subsecretários, para que a gente pudesse ter um domínio maior da situação da Secretaria de Saúde. E chamamos a Controladoria-Geral, abrimos as portas para o Ministério Público e para os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas”, disse.

Confira a entrevista:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?