metropoles.com

“Ponte não tem risco de desmoronar”, diz diretor do DER sobre Bragueto

Após ser cobrado por populares e órgãos de fiscalização e controle, DER faz inspeção e vai instalar sensores para monitorar trepidação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Ponte do Bragueto 3
1 de 1 Ponte do Bragueto 3 - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

O corpo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está, neste sábado (10/2), na Ponte do Bragueto para iniciar o monitoramento da estrutura localizada no fim da Asa Norte. Serão tomadas quatro medidas, começando pela instalação de pelo menos sensores e a criação de duas novas faixas para auxiliar o trânsito enquanto são feitas as obras.

Batizados de “acelerômetros”, os equipamentos vão emitir informações sobre a trepidação e os desníveis da estrutura. O monitoramento será feito pelo DER e pela Novacap e os dados serão coletados até a próxima segunda-feira (12). Após isso, os técnicos vão dizer se será necessária a instalação de mais sensores.

Além disso, serão colocadas no local duas barreiras, uma sonora e outra fixa, para alertar aos caminhoneiros a altura máxima permitida na ponte, de 4m. Recém-empossado como diretor-geral do DER, Márcio Buzar afirma que já pediu à empresa responsável pelo Trevo de Triagem Norte que atualize o cronograma da obra e inclua a recuperação da Ponte do Bragueto.

O trânsito já está complicado no local e a tendência é piorar com as novas intervenções. O trabalho dos técnicos pode durar até uma semana. “Não é possível interditar o local por inteiro, uma vez que essa é a única passagem para o Lago Norte”, afirmou Buzar, que participa da vistoria.

Ele aproveitou para tranquilizar a população. Disse não haver risco de desmoronamento, a exemplo do ocorrido na última terça-feira (7) com o viaduto que passa sobre a Galeria dos Estados. “Ontem [sexta] fizemos uma inspeção visual e, hoje [sábado], estamos instalando um monitoramento permanente”, detalhou Buzar.

5 imagens
Técnicos entraram na ponte para verificar o estado da estrutura
Diretor do DER, Márcio Buzar, mostra sensores que serão instalados na Ponte do Bragueto
Diretor do DER faz vistoria na ponte (10/2)
Bombeiros auxiliam a vistoria feita pelo DER
1 de 5

Ponte do Bragueto está sendo vistoriada

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
2 de 5

Técnicos entraram na ponte para verificar o estado da estrutura

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
3 de 5

Diretor do DER, Márcio Buzar, mostra sensores que serão instalados na Ponte do Bragueto

Suzano Almeida/Metrópoles
4 de 5

Diretor do DER faz vistoria na ponte (10/2)

Suzano Almeida/Metrópoles
5 de 5

Bombeiros auxiliam a vistoria feita pelo DER

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

 

Mais outras três pontes serão vistoriadas: das Garças, JK e Honestino Guimarães. Depois de ignorar os alertas dos órgãos de fiscalização e ser cobrado pela população, o governo formou um grupo de estudos para avaliar as condições de viadutos por todo o Distrito Federal.

A comissão é formada pela Secretaria de Planejamento, pela Companhia Urbanizações da Nova Capital (Novacap) e pelo próprio DER. Ainda não há prazo para finalização do estudo. “Estamos inspecionando todas as pontes e viadutos para verificar a segurança. O que podemos dizer é que a Ponte do Bragueto não corre risco”, disse Márcio Buzar.

“Vai cair”
Durante a visita, muitos motoristas hostilizaram a equipe do DER e gritaram “vai cair”. Um grupo de cerca de 50 ciclistas passou pelo local com as mãos sobre a cabeça, como se estivesse com medo de passar embaixo dos buracos da ponte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?