metropoles.com

Ponte JK precisa de reforma urgente, aponta relatório do TCDF

Órgão de fiscalização cobrou novamente explicações e medidas de segurança no elevado da Novacap e da Secretaria de Obras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ponte JK e operários - Metrópoles
1 de 1 Ponte JK e operários - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Diante da demora para a reforma da Ponte JK , o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) cobrou explicações do governo local sobre a segurança do elevado, nesta quarta-feira (26/7).

Segundo o TCDF, enquanto a obra de revitalização não sai do papel, cresce o risco de interdições e de acidentes estruturais no elevado, colocando em risco o trânsito e a segurança dos motoristas.

De acordo com o tribunal, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deve apresentar quais são as ações de emergência a serem tomadas para manter a segurança e a solidez da ponte, até que ocorra, de fato, a obra de revitalização.

Além disso, a Secretaria de Obras terá o mesmo prazo para explicar quais ações serão adotadas para sanar o problema da falta de manutenção corretiva do elevado.

Tribunal ainda reiterou à Novacap a cobrança do cronograma com os marcos iniciais e de conclusão para as etapas de revitalização estética e pavimentação.

Cobranças sem respostas

Inicialmente, a corte de contas cobrou o plano de revitalização da Ponte JK em setembro de 2022. Em maio deste ano, o TCDF tornou a pedir informações sobre a reforma.

A Novacap havia formulado um edital de licitação para a reforma da ponte. O certame estava estimado em R$ 44.761.039,82. No entanto, o TCDF identificou que a proposta iria alterar o projeto original da ponte.

A licitação chegou a ser suspensa. No entanto, há quatro anos, a Novacap informou a proposta de revitalização foi cancelada, com o intuito de revisar o projeto e, assim, lançar um novo edital. No entanto, até então, não apresentou uma nova proposta.

Galeria dos Estados

Para o TCDF, a reforma é urgente. Do ponto de vista da corte, a revitalização é necessária para evitar situações como a queda do viaduto sobre a Galeria dos Estados, no centro de Brasília, em 2018.

Novacap

A Novacap argumentou que enfrenta dificuldade para iniciar a obra de revitalização. Contudo, destacou que não há risco de acidente e a ponte está segura.

Leia a nota completa:

A execução de uma obra de recuperação e reforço estrutural da Ponte JK é uma tarefa complexa, devido à sua estrutura e geometria única no mundo. No momento, há uma grande dificuldade para o orçamento da obra com as ferramentas disponíveis no Governo, como o SICRO e SINAPI. A Novacap busca soluções técnicas para realizar a obra da forma mais adequada possível, em etapas, e na expectativa de lançar a licitação para reforço estrutural ainda este ano.

A Novacap reforça que a ponte está segura e não há nenhum risco de acidente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?