metropoles.com

Ponte Costa e Silva ou Honestino Guimarães? Vote em seu nome preferido

Nome do elevado é motivo de polêmica na internet. Em 2016, Justiça determinou a troca da nomenclatura atual, mas imbróglio não foi resolvido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ponte Honestino Guimarães no Lago Sul – Brasília(DF), 17/06/2016
1 de 1 Ponte Honestino Guimarães no Lago Sul – Brasília(DF), 17/06/2016 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A cada vez que é feita uma menção sobre a Ponte Honestino Guimarães, no Lago Sul, os leitores do Metrópoles entram em polvorosa nas redes sociais. Enquanto alguns defendem a atual nomenclatura da construção, outros se recusam a aceitar o nome e continuam a tratar a construção pela denominação que ela tinha até julho de 2015: Ponte Costa e Silva.

Desde o ano passado, no entanto, o nome da ponte é motivo de impasse. Em agosto, um grupo de críticos à adoção de Honestino Guimarães conseguiu na Justiça a troca da nomenclatura. O juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, da Vara de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, entendeu que o processo de renomeação da ponte era anulável, já que não houve participação pública na escolha do novo nome.

“O justo anseio de se extirpar a indevida homenagem ao responsável pelo maior atentado à democracia no Brasil não pode afastar-se do princípio democrático presente na exigência de participação popular efetiva no debate acerca da necessária substituição do nome do logradouro público”, afirma o magistrado na sentença.

Câmara Legislativa
No entanto, na mesma decisão, o juiz afirmou que a volta do nome anterior da ponte, Costa e Silva, seria uma “ofensa aos valores democráticos” da Constituição e determinou que a Câmara Legislativa abra um novo processo para determinar o nome da construção. Para diminuir custos, segundo o juiz, as placas de sinalização devem permanecer com o nome atual até que se tenha uma denominação definitiva.

O processo no Poder Legislativo, no entanto, ainda não teve início. Os deputados aguardam o resultado de um recurso impetrado pelo GDF contra a decisão de primeira instância. Enquanto isso, o nome da ponte continua a ser motivo de polêmica. E você, o que acha?

Entre na página do Metrópoles no Facebook e dê a sua opinião.

ARPDF/Divulgação
Inauguração da segunda ponte sobre o Lago Paranoá, em 1976: projeto de Oscar Niemeyer

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?